Quem é o novo arcebispo de Aparecida nomeado pelo papa Leão XIV
Dom Mário Antônio da Silva, de Cuiabá, foi o escolhido para substituir dom Orlando Brandes, que vai completar 80 anos; linha progressista deve permanecer
O papa Leão XIV nomeou nesta segunda-feira, 2, dom Mário Antônio da Silva como o novo arcebispo de Aparecida, onde fica o santuário de mesmo nome, um dos principais centros de peregrinação católica do mundo. Ele substituirá dom Orlando Brandes, que estava à frente da arquidiocese desde 2016 e está prestes a completar 80 anos.
De acordo com as regras da Igreja Católica, os arcebispos devem apresentar suas renúncias ao fazerem 75 anos, o que dom Orlando fez, em 2021. O então papa Francisco, porém, pediu que ele continuasse no cargo até os 80 anos.
Durante seu arcebispado, dom Orlando foi alvo de críticas de setores conservadores, por se posicionar contra o armamentismo e dizer em sermão em 2019 que a direita era “violenta e injusta”. Neste ano, na missa da Quarta-Feira de Cinzas, ele pediu o fim da polarização e defendeu a reconciliação nesse período eleitoral.
Aparentemente, não haverá grandes mudanças nesse sentido com dom Mário. No ano passado, o novo arcebispo também foi atacado por radicais nas redes sociais após convidar os fiéis a participarem do Grito dos Excluídos, que teve como tema a defesa da democracia e do meio ambiente.
Quem é dom Mário Antônio da Silva
Dom Mário tem 59 anos — completará 60 em outubro deste ano — e é natural de Itararé, no interior de São Paulo. Ele cresceu em família católica e foi ordenado sacerdote em 1991. Até o momento, ele era o arcebispo de Cuiabá, cargo que ocupava desde 2022, e presidente da Cáritas Brasileira. Antes, ele foi bispo de Roraima e auxiliar da Arquidiocese de Manaus.
De acordo com o Vaticano, o novo arcebispo de Aparecida estudou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Divino Mestre, em Jacarezinho, no Paraná, e tem licenciatura em Teologia Moral pela Pontifícia Academia Alfonsiana, em Roma.
Em mensagem de despedida de Cuiabá, dom Mário disse que permanecerá na capital do Mato Grosso até abril deste ano, quando acaba a Quaresma. “Com vocês muito aprendi e vou sentir saudades”, disse o religioso.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradeceu a dom Orlando pelos dez anos de serviço em Aparecida, e saudou dom Mário pelo novo desafio.
Leia a íntegra das notas da CNBB:
Saudação a Dom Mário Antonio da Silva
Estimado irmão dom Mário Antonio da Silva,
Quão especial e desafiante é esta nova missão confiada ao senhor pelo Santo Padre Leão XIV. Estar à frente da arquidiocese de Aparecida, Igreja que tem um papel tão importante para a Igreja no Brasil por ser a sede do Santuário Basílica de Nossa Senhora Aparecida, nossa mãe, e também por abrigar a Rede Aparecida de Comunicação, um dos maiores sistemas de comunicação católica do país.
Seja esse novo tempo de sua trajetória eclesial oportunidade para tornar realidade aquilo que o Papa Leão XIV nos indica como desejo mais ardente da Igreja: “que a Palavra de Deus chegue a cada membro e alimente a sua caminhada de fé”, abrindo-a continuamente à missão de chegar a todos.
Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, seja guia e intercessora nesta nova etapa de seu ministério episcopal.
Agradecimento a Dom Orlando Brandes
Estimado irmão, dom Orlando Brandes,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifesta sua profunda gratidão ao senhor pelo generoso e fecundo serviço pastoral à frente da Arquidiocese de Aparecida.
O senhor exerceu com zelo, proximidade e espírito missionário a missão de conduzir o povo de Deus confiado aos seus cuidados, fortalecendo a comunhão eclesial, promovendo a devoção à Nossa Senhora Aparecida e animando a Igreja no Brasil a caminhar com esperança, fidelidade e compromisso evangelizador.
Seu testemunho de pastor dedicado, atento às realidades do nosso tempo e profundamente enraizado no Evangelho, permanece como inspiração para todo o episcopado e para os fiéis de nossa Igreja.
Esta é uma ocasião especial para louvamos a Deus também por sua vida e frutuoso ministério nas dioceses de Joinville (SC) e Londrina (PR). Que nossa Mãe Aparecida continue a iluminar a sua vida e caminhe ao seu lado apontando os horizontes de seu serviço e missão pastoral.
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB






