Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

PT pretende registrar candidatura mesmo com Lula preso

Decisão faz parte de estratégia para ampliar potencial de transferência de votos para outro candidato caso o ex-presidente seja impedido de concorrer

Por Da Redação
Atualizado em 29 jan 2018, 12h11 - Publicado em 27 jan 2018, 13h55

O PT decidiu registrar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 15 de agosto, último dia estabelecido pela Lei Eleitoral, mesmo se ele estiver preso na data. O cronograma do partido prevê a retomada das caravanas do ex-presidente pelo país porque, se ele for impedido de disputar a eleição, seu nome só será trocado na última hora.

Dirigentes e parlamentares do PT temem o encolhimento da legenda nas urnas, mas avaliam que, quanto mais Lula fizer campanha nas ruas – embalada pelo discurso da “vitimização” -, maior potencial ele terá de transferir votos para um eventual substituto. Até agora, só há dois nomes cotados para esse posto nas fileiras petistas: o do ex-governador da Bahia Jaques Wagner e o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

Com essa estratégia, o PT pretende radicalizar o discurso de que o ex-presidente é vítima de perseguição política para tirá-lo do jogo, mesmo sabendo das dificuldades para reverter a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que o condenou a doze anos e um mês de prisão.

O calendário eleitoral prevê que a provável inscrição terá de ser julgada pelo TSE até 17 de setembro.

A Lei da Ficha Limpa define que serão considerados inelegíveis políticos condenados com decisão de órgão judicial colegiado, como é o caso da 8ª Turma do TRF4, que condenou Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Continua após a publicidade

Os petistas já foram informados de que, sem uma liminar – do próprio TRF4, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou do Supremo Tribunal Federal (STF) – que suspenda a inelegibilidade de Lula, as chances de o TSE aceitar o registro da candidatura dele são mínimas. 

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.