Clique e assine a partir de 9,90/mês

Promotor do MP-RJ terá acesso a dados da Segurança

Por Da Redação - 5 mar 2012, 21h03

Por Pedro Dantas

Rio de Janeiro – O governador Sérgio Cabral (PMDB) e o Procurador-Geral de Justiça do Rio assinaram hoje o termo de cooperação que permitirá o acesso dos promotores do Ministério Público ao banco de dados dos órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Eles terão acesso, com senhas, às informações dos cadastros de identificação civil, criminal e penitenciária por meio de consulta ao site do Portal da Segurança do Rio. “Os promotores já possuem acesso virtual aos inquéritos policiais para verificar depoimentos e diligências. Faltava o acesso aos bancos de dados dos demais órgãos da Polícia Civil, entre eles o Detran e a Polícia Militar. Além de dar efetividade ao controle externo da atividade policial, isto agiliza as investigações e processos judiciais. Vamos consultar os dados sem a necessidade de expedir um ofício antes”, afirmou o procuradorClaudio Lopes.

Ao ser questionado se os promotores teriam acesso aos inquéritos e processos da Corregedoria da PM, considerados sigilosos na corporação, o procurador-geral afirmou que a integração ainda depende de ajustes técnicos. “Temos que resolver a questão de informática, mas quero crer que o acesso será ilimitado”, disse.

Continua após a publicidade
Publicidade