Prefeito ‘tiktoker’ de Sorocaba é afastado por suspeita de corrupção
A pedido da PF, Justiça afastou Rodrigo Manga (Republicanos) por 180 dias por suspeita de desvios na saúde
Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba, no interior paulista, foi afastado do cargo nesta quinta, 6, por 180 dias a pedido da Polícia Federal: ele é suspeito de envolvimento em um esquema de corrupção envolvendo contratos da saúde municipal.
Quem assumirá o cargo neste período será o vice, Fernando Costa (PSD).
Manga, que é um fenômeno nas redes sociais e tem milhões de seguidores no TikTok, publicou um vídeo sobre a decisão, em que relatou que está em Brasília e se reuniu ontem com parlamentares, que disseram para ele ter cuidado.
“Acreditem se quiser, me afastaram do cargo de prefeito”, disse. “[Deputados] me disseram, ‘Manga, cuidado, você está aparecendo muito, eles estão tentando tirar do jogo qualquer um que ameace a candidatura e você tem sido uma ameaça”. Ele não especificou a quem se referia.
A ação faz parte da segunda fase da Operação Copia e Cola, da PF, que além de suspender Manga, cumpre sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva: os alvos dos mandados de prisão não estão associados à Prefeitura, de acordo com a Secretaria de Comunicação. Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.
Na primeira fase da operação, em abril, agentes encontraram quase 1 milhão de reais em espécie no carro do cunhado de Manga. À época, ele disse que não tinha nada a ver com o dinheiro encontrado, e que a ação da PF foi “extremamente política”.
A reação do governo brasileiro ao primeiro revés da COP30
Moraes desconsidera pedido sobre saúde de Bolsonaro para ficar preso na Papuda
Fátima Bernardes: ‘Fico com dó do príncipe William’
A justificativa de Flávio Bolsonaro para votar com o governo Lula no Senado
Ciclone extratropical vai atingir o Brasil nesta sexta, 7: saiba os estados afetados







