Prefeito aposta em “cão-robô” como arma eleitoral
Rodrigo Manga anunciou aquisição de equipamento para ajudar na segurança do escolas do município
Pré-candidato à reeleição, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou a aquisição de um cão-robô para ajudar as forças de segurança da cidade a monitorar criminosos e a localizar drogas e armas em áreas de difícil acesso na região.
Manga alardeou a chegada do robô nas redes sociais e deve explorar esse tema na campanha eleitoral como um de seus feitos na gestão para manter a segurança da cidade. Ele é apontado como favorito nas pesquisas. No levantamento divulgado no mês passado pelo Instituto Paraná Pesquisas, o prefeito aparecia com 72,8% das intenções de voto.
O robô foi batizado de “Rambo” em alusão ao personagem do filme eternizado por Sylvester Stallone. O equipamento foi fruto de uma parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada e, segundo Manga, sem custo algum para os cofres municipais. “O robô vai atuar no monitoramento ao redor das escolas, ajudar a localizar armas ou drogas escondidas, além de contribuir com a Defesa Civil”, disse o prefeito.
Devido ao seu tamanho, o robô também será capaz de acessar lugares com a estrutura comprometida, poupando agentes da Defesa Civil de riscos de sofrer eventuais acidentes. “Rambo” é equipado com câmeras capazes de filmar e fotografar, conectadas a uma central de controle. Ele foi fabricado por uma empresa sediada em Sorocaba a partir de tecnologia chinesa.
Segurança pública é prioridade
Segurança pública será uma das principais bandeiras de Manga na campanha. O prefeito pretende ressaltar as conquistas feitas por ele durante o mandato, como a abertura de concurso público para aumentar o efetivo da Guarda Municipal, a troca da frota de viaturas e a construção de um centro integrado de operações.
O município de Sorocaba é considerado uma das cidades estratégicas para o Republicanos. Atualmente, a legenda controla apenas 28 das 645 prefeituras de São Paulo. Uma das prioridades do partido é ampliar esse número, além de manter o controle sobre cidades como Sorocaba.
O número que pode azedar o sonho eleitoral de Lula em 2026
Risco de interferência de Trump no Brasil existe, mas não da maneira óbvia, diz especialista
Em decisão sigilosa, PGR arquiva investigação sobre segredos de Lula e Janja no Planalto
Após Trump ameaçar invasão, Sheinbaum rebate e pede ‘coordenação’ México-EUA
O novo (e doloroso) revés contra Wagner Moura rumo ao Oscar







