Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Praça Victor Civita é inaugurada em SP

Foi inaugurada nesta segunda-feira, em São Paulo, a Praça Victor Civita. O espaço de 13.648 metros quadrados, ao lado da Editora Abril, foi construído no lugar do antigo incinerador de lixo de Pinheiros, após um engenhoso projeto de revitalização que consumiu 10 milhões de reais. O resultado é uma obra conceitual. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do vice-governador do estado Alberto Goldman, e do presidente da Editora Abril, Roberto Civita.

Durante seu discurso, Roberto Civita brincou que sete anos e dez milhões de reais depois, a praça foi entregue à população. “Quando entrei no prédio da Abril pela primeira vez, olhei para este terreno e levei um susto. Era um monte de lixo”, contou Civita. O custo da revitalização foi dividido entre o Banco Itaú, a Petrobras, a construtora Even e a Editora Abril, empresa fundada por Victor Civita (1907-1990) em 1950. A praça foi erguida sobre um terreno contaminado por metais pesados, dos detritos ali processados entre 1949 e 1989.

Para o prefeito Gilberto Kassab esta iniciativa servirá de incentivo para que outros terrenos sejam revitalizados. “A Praça Victor Civita será referência de lazer e centro educativo. Agradeço, em nome do governador José Serra, que deu início a este projeto, ao Grupo Abril por esta ação de cidadania e tenho certeza que terão outras dezenas para fazer a cidade continuar crescendo”, afirmou Kassab em seu discurso.

Video

A praça é o primeiro projeto do Instituto Abril, criado em 2007 com o objetivo de estimular ações ligadas a cultura, ambiente e cidadania. O instituto divide a realização do projeto com a Prefeitura de São Paulo. “Este espaço vai ajudar no ensino público, na educação e no lazer das crianças de São Paulo”, completou Kassab. O vice-governador Alberto Goldman afirmou que este exemplo de parceria entre a Editora Abril e a Prefeitura de São Paulo tem de ser seguido por outras instituições privadas. “Temos de unir o pensamento e a visão do setor público com a velocidade do setor privado. Assim veremos amanhã isto que estamos vendo aqui hoje”, disse Goldman.

A partir desta terça, o local passa a abrir ao público diariamente, das 6h30 às 19h. São esperadas 500 pessoas por dia. O local possui um museu dedicado à sustentabilidade e terá intensa programação cultural gratuita.

As atrações – O Museu da Sustentabilidade ocupa o prédio onde antes funcionava o incinerador de lixo da região. Além desse prédio, o terreno conta agora com um bosque, uma horta, jardins suspensos, uma arquibancada para 250 pessoas e um palco. Nele, se apresenta nesta quarta, às 13h, o grupo mineiro Uakti. A banda assina a trilha sonora do filme Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles, e abre a agenda de shows semanais gratuitos na hora do almoço. Há também atividades previstas para a semana e os fins de semana: de palestras e oficinas de educação ambiental a sessões de teatro e atividades físicas. Confira a programação completa do espaço no site pracavictorcivita.org.br.

A praça Victor Civita fica no número 580 da rua Sumidouro. Mais informações pelo telefone (11) 3037-8696.

Infográfico – Como o lixão virou uma praça ecológica