PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

PF prende blogueiro bolsonarista por risco de fuga ao Paraguai

Oswaldo Eustáquio é ligado à extremista Sara Winter, que cumpre prisão domiciliar; ele já havia sido alvo de mandado anterior de busca

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 jun 2020, 19h46 - Publicado em 26 jun 2020, 13h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira, dia 26, o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio no âmbito das investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) que apuram um esquema de financiamento de atos antidemocráticos no país. A suspeita da PF é que Eustáquio estaria tentando fugir do Brasil para o Paraguai – ele chegou nesta semana a ir ao país vizinho, “terra da sua mãe”, como ele mesmo publicou em seu perfil no Twitter.

    A prisão temporária, válida por cinco dias, foi realizada em um hotel em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O mandado foi expedido pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que é o relator do inquérito. O blogueiro é ligado à líder do acampamento autointitulado “300 do Brasil” Sara Winter, que ficou detida por dez dias e agora está em prisão domiciliar.

    Os perfis no Twitter de Eustáquio e Winter destacam a ação judicial como uma “prisão arbitrária” e “política”, e publicaram que ele estava a caminho de São Paulo e não do Paraguai.

    O blogueiro, que é jornalista formado, já havia sido alvo de busca e apreensão em pedido encaminhado pela Procuradoria Geral da República na operação realizada no último dia 15. Eustáquio costumava se indentificar em Brasília como assessor da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves, que chegou a empregar Sara Winter. Ele é casado com a atual secretária nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Sandra Terena.

    O inquérito que tramita no STF busca esclarecer como foram patrocinados as  manifestações pró-Bolsonaro que pediam o fechamento do Supremo e do Congresso. Nas ações, Alexandre Moraes chegou a determinar ao Facebook que forneça informações sobre a monetização das páginas de blogueiros e youtubers alinhados com o governo, dentre elas está o canal de Oswaldo Eustáquio e Sara Winter.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.