PF prende 7 em operação contra contrabando de fósseis
Foram apreendidos cerca de 1.000 peças arqueológicas desde o início das investigações há um ano

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desmantelar uma quadrilha internacional especializada em contrabando de fósseis e pedras semipreciosas. Até o momento, foram cumpridos sete mandados de prisão e nove de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro.
Batizada de Munique, a operação teve início há um ano quando houve a apreensão de pedras semipreciosas encaminhadas ao exterior pelo correio. No decorrer das investigações, autoridades francesas chegaram a apreender 1.000 fósseis endereçados a museus na Alemanha e no Reino Unido.
Dentre os presos, está um estrangeiro mantenedor de museus de paleontologia no Estados Unidos e na China. Segundo a PF, fósseis são bens do governo e, por isso, não podem ser extraídos da natureza e depois comercializados.
Os detidos responderão por crimes de furto qualificado de bem da União, receptação, contrabando e organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a vinte anos de prisão.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.