Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Parque indígena do Xingu completa 56 anos e ganha ‘Doodle’

Primeira reserva indígena do Brasil, parque faz aniversário nesta semana e é homenageado pelo Google

Localizado em Mato Grosso, na região Centro-Oeste do Brasil, o Parque Indígena do Xingu é uma grande porção de terra dedicada para a população indígena, sendo a primeira a ser criada no país, com um total de 27 mil quilômetros quadrados. Nesta semana, a criação do parque completou 56 anos e rendeu uma homenagem do Google, que colocou em sua página inicial um doodle comemorando o aniversário do parque.

O parque é resultado de uma campanha liderada pelos irmãos Orlando e Leonardo Villas Bôas e de um projeto do antropólogo Darcy Ribeiro. A criação definitiva veio em 1961, após a decisão do então presidente Jânio Quadros, com a missão de preservar a biodiversidade da região e a cultura tradicional das populações indígenas.

Segundo informações do Instituto Socioambiental (ISA), habitam atualmente no Parque Indígena do Xingu índios de dezesseis povos diferentes, totalizando pouco mais de seis mil pessoas. O parque é cercado pelo rio Xingu e suas condições ambientais seguem aquelas que são tradicionais da região da Amazônia. Hoje, o principal entrave a preservação da região é a pesca irregular.

“O Doodle de hoje coloca a cultura indígena do Xingu em plena exibição. Abraçando com força o todo-importante rio Xingu, o projeto incorpora elementos culturais Xingu como cestas de pesca, raiz de mandioca, edifícios e cocar”, publicou o Google.