Chegou o 4.4: VEJA por apenas 4,40

Os recordes negativos do governo Lula em 2024

Mortes por dengue, queimadas, alta do dólar, desaprovação e finanças das estatais lideram o rol de maus resultados da administração petista

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 dez 2024, 13h14 • Atualizado em 29 dez 2024, 13h26
  • Por mais que a propaganda oficial se esforce, 2024 não foi um ano bem-sucedido para o governo Lula. O desemprego diminuiu, há alguns bons resultados econômicos e pautas relevantes, como a reforma tributária, foram aprovadas pelo Congresso. Por outro lado, há uma lista de recordes negativos em áreas como saúde, meio ambiente e gestão, o que refletiu nos índices de popularidade do presidente:

    Dengue –  Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados mais de 6,2 milhões de casos de dengue. 5.950 pessoas morreram — um aumento de 400% em relação ao ano passado, quando o país registrou 1.179 óbitos.

    Queimadas – A área queimada no Brasil de janeiro a novembro foi de 29,7 milhões de hectares, o que representou um aumento de 93% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Monitor do Fogo, do MapBiomas. A destruição equivale ao território do Rio Grande do Sul. Mais da metade da área devastada pelo fogo fica na Amazônia.

    Estatais – As contas das estatais federais devem fechar o ano com o maior rombo em 15 anos. De janeiro a agosto, o déficit chegou a 3,3 bilhões de reais. A lista inclui, entre várias empresas, os Correios, que chegou a dar lucro no passado.

    Previdência – A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social já alcança 1,7 milhão de pedidos em espera. O tempo médio para a concessão do benefício aumentou para 41 dias.  O governo prometia zerar a fila.

    Continua após a publicidade

    Dólar – O dólar bateu uma sequência de recordes este ano, ultrapassando 6,30 reais na penúltima semana do ano. A alta da moeda americana impacta o preço de produtos importados. Afeta ainda os preços de commodities como soja e milho, que ficam mais competitivos no mercado externo, o que reduz a oferta interna, gerando inflação.

     Desaprovação – O governo Lula  é desaprovado por 48% dos brasileiros, segundo dados da pesquisa PoderData realizada entre os dias 14 e 16. Além de ser o maior percentual de desaprovação registrado desde o início do mandato, a taxa também ficou numericamente acima do percentual de aprovação, de 45%.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    MELHOR OFERTA

    Digital Completo