Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O mapa das tribos brasileiras

Levantamento mostra que há 715 000 índios no Brasil, um crescimento notável em relação aos 200 000 da metade do século XX. Mas nem por isso situação é boa

A população indígena do país é semelhante à de João Pessoa, capital da Paraíba. São 715 213 indivíduos, separados em 252 culturas, que habitam 705 áreas demarcadas para eles. Os números vieram a público na semana passada, com a divulgação do censo Povos Indígenas do Brasil, apelidado de Pibão, uma pesquisa publicada pelo Instituto Socioambiental (ISA), ONG brasileira dedicada à proteção dos povos nativos, que chega à sua 12ª edição. O Pibão apresenta um mapa completo dessas comunidades.

Reportagem de VEJA detalha os resultados desse censo indígena e defende a importância de ter informações precisas sobre o assunto. Usualmente, os dados a respeito das tribos brasileiras são dispersos – e conflitantes. Alguns dos números apresentados pelo levantamento do ISA, por exemplo, não coincidem com os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.