Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Nunes e Tarcísio vão a igreja de ‘apóstolo’ que vendeu falsa cura de doença

Governador faz alerta para a existência de "falsos profetas" em igreja do religioso que prometeu cura da Covid-19 com sementes e feijão

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 set 2024, 18h08 - Publicado em 29 set 2024, 18h06

Na reta final da campanha eleitoral para prefeitos e vereadores, partidos políticos de várias tendências procuram aproximação com as igrejas evangélicas para conquistar o voto dos fiéis. O PT e sua Fundação Perseu Abramo, por exemplo, estão divulgando uma cartilha ensinando os militantes a atrair os frequentadores de igrejas evangélicas. Hoje foi a vez do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição, buscar o voto dos fiéis. Nas últimas semanas, a “estratégia” já havia sido empreendida pelo mandatário.

Na companhia do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), um de seus cabos eleitorais de peso, Nunes foi à igreja Mundial do Poder de Deus, do ‘apóstolo’ Valdemiro Santiago, em São Paulo. Tarcísio chamou a atenção dos fiéis para o que chamou de “falsos profetas”, gente que estaria prometendo coisas mirabolantes.

Valdemiro também já prometeu coisas mirabolantes. E não cumpriu. Durante a pandemia, o apóstolo foi alvo de uma investigação por estelionato, após anunciar a venda de sementes de feijão com poder de curar a Covid-19. Nem ele curou a Covid com suas caríssimas sementes de feijão e nem a Justiça foi à frente. O caso foi arquivado dois anos depois.

Prisão por porte de armas

O apóstolo já foi alvo dos holofotes da polícia em outros casos que não têm nenhuma relação com evangelização. Em 2003, Valdemiro chegou a ser preso sob acusação de porte ilegal de armas em Sorocaba. A polícia encontrou uma carabina, duas escopetas e munição no carro de Valdemiro.

Continua após a publicidade

Em 2021, o apóstolo foi pilhado recebendo 1,2 milhão de reais da própria igreja, manobra considerada pela Justiça como forte indício de que ele estava tentando transferir irregularmente o patrimônio da igreja para a conta pessoal, de forma a se proteger de eventuais confiscos.

O apóstolo não mede palavras para atacar os adversários. Em 2021, foi condenado a pagar 35 mil reais em danos morais ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, por dizer que o político tinha feito pacto com o capeta. Durante uma das pregações ao vivo, ele comparou a greve dos funcionários de sua emissora de não gostarem de trabalhar, “assim como “aquele que cortou o dedo só para se aposentar”, referência ao presidente Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.