O nível do Guaíba voltou a subir nesta segunda-feira, 3, e atingiu 3,79 metros após ter caído no domingo, 2, e chegado a 3,46 metros, o menor patamar em um mês. O lago, agora, está novamente acima da cota de inundação, que é de 3,60 metros,
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul levaram o Guaíba a uma cheia recorde de 5,33 metros em 5 de maio, superando a histórica enchente de 1941, quando o lago alcançou 4,76 metros.
Na semana em que a tragédia completa em um mês, o tema segue um dos principais motivos de preocupação para os brasileiros. Um indicativo é a quantidade de buscas no Google Trends. Foram mais de cinco mil pesquisas nesta domingo, 2, sobre a cota de inundação do lago.
Dos outros rios importantes da região, o único que está acima da cota de inundação é o Gravataí. O rio está em 4,96 metros, acima do limite de 4,75 metros.
A Defesa Civil do RS atualizou os números da tragédia climática no estado em boletim neste domingo. De acordo com o órgão, são 172 mortos e 42 desaparecidos. No total, 37.328 pessoas seguem em abrigos e outras 580.111 seguem fora de suas casas por causa das enchentes.