Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Morre, aos 72 anos, Cláudio Weber Abramo, fundador da Transparência Brasil

Referência no combate à corrupção no país, jornalista foi um dos principais articuladores para a elaboração da Lei de Acesso à Informação

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 13 ago 2018, 00h32 - Publicado em 12 ago 2018, 23h52

O jornalista Cláudio Weber Abramo, um dos fundadores da ONG Transparência Brasil, morreu na noite deste domingo. O jornalista não resistiu às complicações causadas por um câncer. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na zona oeste de São Paulo.

Weber Abramo era uma referência no combate à corrupção no país, e foi um dos principais articuladores para a elaboração da Lei de Acesso à Informação, aprovada em 2011.

O jornalista deixa a mulher e quatro filhos. O corpo será cremado no Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, nesta segunda-feira.

Bacharel em matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em filosofia da ciência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Weber Abramo foi diretor-executivo da Transparência Brasil entre 2001 e 2015. Ao deixar o cargo, tornou-se vice-presidente do Conselho Deliberativo da ONG.

Weber Abramo foi editor do jornal Folha de S.Paulo e secretário-executivo de redação da Gazeta Mercantil, além de ter colaborado com outros veículos da imprensa brasileira. Ele era filho do jornalista Cláudio Abramo, que foi diretor de redação da Folha e do jornal O Estado de S.Paulo, e da chargista Hilde Weber.

Nos últimos anos, dedicava-se a outra ONG que havia criado, a Dados.org, voltada a coletar e disseminar informações fornecidas pelo setor público.

“Perdemos um batalhador pelas melhores causas e um amigo do bom jornalismo”, disse o presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Daniel Bramatti. “Claudio Weber Abramo será sempre uma inspiração para quem luta pela democracia, pela transparência e pela aplicação correta dos recursos públicos. Na Abraji, as bandeiras que ele defendeu continuam erguidas.”

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.