Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Minas Gerais contabiliza 47 mortos e coloca 101 cidades em alerta

Defesa Civil estima em 17.995 pessoas afetadas, entre mortos, desalojados, desabrigados, feridos e desaparecidos; chuvas devem diminuir na semana

Por Da Redação Atualizado em 27 jan 2020, 19h23 - Publicado em 27 jan 2020, 13h01

As fortes chuvas em Minas Gerais causaram a morte de ao menos 47 pessoas e colocaram 101 cidades em estado de alerta. Segundo o último boletim da Defesa Civil mineira, divulgado na tarde desta segunda-feira, 27, 17.995 cidadãos foram afetados, entre mortos, desalojados, desabrigados, feridos e desaparecidos. Um decreto publicado no Diário Oficial estadual nesta segunda-feira elevou de 99 para 101 o número de cidades em emergência. A medida vale por 180 dias e permite ações mais rápidas para a recuperação de estragos e ajuda à população. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar sob a coordenação da Defesa Civil mineira.

Depois de um fim de semana com tempestades que chegaram a até 100mm, Belo Horizonte, uma das cidades mais prejudicadas, deve ter chuvas com um volume de no máximo 10mm nesta segunda-feira, 27, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “A tendência é de que seja um dia mais tranquilo, e que amanhã volte a chover um pouco mais forte. A partir de quinta ou sexta-feira, no entanto, é esperada uma trégua”, disse a VEJA Mameds Luiz Melo, meteorologista do Inmet.

Em relatório, o instituto informou que, no geral, Minas Gerais deve ter uma segunda-feira com previsão de “chuvas fortes”. Segundo o órgão as condições meteorológicas em todo o estado favorecem “tempo instável”, devido à umidade que chega da região Amazônia. “Portanto, Minas Gerais terá mais um dia com chances de pancadas de chuva localmente forte, principalmente nos setores centro, norte e leste mineiro”, informou o órgão. As temperaturas podem atingir até 35 graus em algumas cidades.

O governo federal tem 90 milhões de reais disponíveis para liberação imediata aos municípios atingidos por chuvas desde 17 de abril. A informação foi dada no domingo 26 pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Ele esteve em Belo Horizonte em reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e com prefeitos de cidades atingidas pelas chuvas. De acordo com Canuto, há possibilidade de aumentar os recursos com remanejamento orçamentário.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.