Menina de 14 anos é resgatada após um ano em cativeiro em Minas Gerais
Homem de 44 anos a adolescente em cárcere privado e proibia sua comunicação com outras pessoas

No último sábado 8, Dia Internacional da Mulher, uma jovem de 14 anos foi resgatada do cativeiro por policiais em Nova Lima, região metropolitana de Minas Gerais. A vítima foi localizada devido a uma denúncia anônima, segundo a qual a adolescente morava com um homem de 44 anos.
Ele não a deixava sair de casa, proibia a comunicação com os vizinhos e havia quebrado o celular dela para que não se comunicasse com a família. Quando os policiais chegaram, encontraram as janelas cobertas por cortinas e muito entulho ao redor da casa. De acordo com os registros, a menina parecia não entender a situação de abuso, da parte do homem com quem disse ter uma relação por pelo menos um ano.
Três de cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica, segundo dados do Observatório da Mulher contra Violência e do DataSenado, da última pesquisa nacional realizada pelas entidades. O levantamento é realizado desde 2005 e deu subsídio para a criação da Lei Maria da Penha. A série histórica apresenta estabilidade dos números, ou seja, aponta para um problema crônico, que persiste, mesmo com tantos avanços na conquista de direitos da mulher. A pesquisa ainda alerta para a necessidade de uma educação sobre o tema, uma vez que quanto menor o nível sócio econômico das entrevistadas, maior a incidência do crime. Entender a situação de abuso é o primeiro passo para a vítima procurar ajuda.
Com diversas passagens pela polícia, o suspeito de manter a adolescente em cárcere estava trabalhando no momento da abordagem da polícia, mas conseguiu fugir. Já a jovem foi encaminhada para o Conselho Tutelar da cidade.
Leia:
+https://veja.abril.com.br/comportamento/metade-das-mulheres-vitimas-de-feminicidio-sao-mortas-por-armas-de-fogo
+https://veja.abril.com.br/coluna/balanco-social/violencia-contra-a-mulher-e-um-dos-principais-desafios-neste-8-de-marco