Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Lula se encontra com o papa Francisco no Vaticano

Para conseguir viajar, o ex-presidente precisou adiar um depoimento na Justiça Federal de Brasília

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 fev 2020, 14h15 - Publicado em 13 fev 2020, 13h34

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quinta-feira, dia 13, com o papa Francisco, no Vaticano. A viagem já estava prevista desde a semana passada, quando o petista conseguiu adiar na Justiça o depoimento que deveria prestar na operação Zelotes, previsto para a última terça-feira.

Lula postou duas fotos da reunião em seu perfil no Twitter. Em uma delas, ele recebe uma bênção do pontífice. “Encontro com o papa Francisco para conversar sobre um mundo mais justo e fraterno”, escreveu o ex-presidente.

A reunião ocorre um dia depois de o papa publicar o texto final do Sínodo da Amazônia que fala da “responsabilidade de governos nacionais” e da “louvável” atuação de ONGs internacionais na “preservação do meio ambiente e recursos naturais” da floresta. Com o título de “Querida Amazônia”, o documento diz que o bioma enfrenta um “desastre ecológico” e faz um apelo para que se ouça tanto o “clamor da terra como dos pobres”. “Os interesses colonizadores que, legal e ilegalmente, fizeram – e fazem – aumentar o corte de madeira e a indústria minerária e que foram expulsando e encurralando os povos indígenas, ribeirinhos e afrodescendentes, provocam um clamor que brada ao céu”, escreveu o religioso.

No texto, o papa também descartou a possibilidade de ordenar homens casados como padres na Amazônia. A proposta havia sido aprovada por 128 votos contra 41 no sínodo sobre a floresta como resposta à escassez de sacerdotes na região, mas precisava do aval do pontífice.

O encontro foi intermediado pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, que havia se reunido com o líder da Igreja Católica no fim de janeiro. Desde que saiu da prisão em novembro de 2019, o ex-presidente vinha manifestando a conhecidos o interesse de visitar o papa. Em março daquele ano, enquanto cumpria pena pela primeira condenação na Operação Lava Jato, o ex-presidente escreveu uma carta ao argentino, que foi respondida dois meses depois.

Continua após a publicidade

“Lula quer agradecê-lo pela carta que ele enviou de maneira muito carinhosa”, disse o ex-ministro Gilberto Carvalho, amigo de Lula e hoje o maior interlocutor do partido com as lideranças religiosas . Segundo ele, o tema da conversa seria a questão ambiental, a fome e a desigualdade social no mundo.

A foto do encontro entre os dois foi feita pelo fotógrafo oficial de Lula, Ricardo Stuckert, que o acompanha desde o tempo em que ele era presidente. Stuckert também foi o diretor de fotografia do documentário Democracia em Vertigem, indicado ao Oscar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.