Lula recebe Pacheco para conversa sobre vaga no STF e indica escolha de Messias
Petista ainda avalia o melhor momento para fazer a indicação ao Senado
Em meio a um movimento do Senado para defender a escolha de Rodrigo Pacheco como ministro do STF, o presidente Lula recebeu o senador para uma conversa na noite desta segunda-feira.
Segundo aliados do mineiro, Lula disse a Pacheco que já tomou a decisão de indicar o ministro da AGU, Jorge Messias, para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.
Pacheco, segundo aliados, disse que respeitava a decisão do presidente e que buscaria encerrar seu mandato no Senado e, provavelmente, deixar a política.
Os parlamentares do Senado ainda estão analisando as consequências e desdobramentos gerados pela conversa entre Lula e Pacheco.
Nos últimos dias, parlamentares fizeram circular a versão de que Messias não teria votos suficientes para ser aprovado no Senado.
Essa busca de votos, no entanto, começa a partir do anúncio da decisão de Lula, quando Messias passará a percorrer os gabinetes do Senado em busca de votos. Na história recente, a Casa nunca rejeitou um escolhido do presidente da República ao STF.
Outro nome que postula a vaga é o ministro do TCU Bruno Dantas.
Lula ainda não cravou sua escolha, mas o caminho indica que a decisão deve ser anunciada assim que o cenário no Senado seja mais claro ao Planalto.
Para ser aprovado como ministro, o escolhido de Lula terá de ser aprovado na CCJ do Senado e, depois, no plenário da Casa.
A reação de Michelle após prisão de Bolsonaro em Brasília
Ator e produtor se casam rodeados de famosos; confira fotos
As novas proibições da Anvisa para canetas antiobesidade importadas
A falta que faz o Ensino Superior aos maiores influenciadores do Brasil
Bolsonaro tentou violar tornozeleira eletrônica e fugir, diz Moraes na decisão







