Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Lula: ‘Não vai existir garimpo ilegal’

Presidente visitou Boa Vista (RR), onde viu de perto a situação de indígenas sujeitos à desnutrição

Por Da Redação
Atualizado em 21 jan 2023, 14h21 - Publicado em 21 jan 2023, 14h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Sem citar prazos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado, 21, em Boa Vista, capital de Roraima, que acabará com o garimpo ilegal na região. Em rápida entrevista coletiva, em que usava um colar indígena, o petista afirmou que médicos irão à aldeia Yanomami, que vive uma crise sanitária, detectada pelo Ministério da Saúde.

    “Não vai existir garimpo ilegal.  Eu sei das dificuldades que há em tirar.  Mas vamos tirar. Vamos civilizar o tratamento dado aos indígenas. A Saúde deve ir na aldeia, e não a aldeia vir à cidade”,  disse Lula. “Nós vamos levar muito a sério essa história de acabar com o garimpo ilegal. É importante as pessoas saberem que esse país mudou de governo que vai agir com rigor no combate ao garimpo”, acrescentou.

    Ao ser questionado como acabaria com o garimpo ilegal, o governante resumiu dizendo apenas que “não vai mais existir garimpo ilegal” e que sabe “da dificuldade de se tirar o garimpo ilegal”. “Já se tentou outras vezes, mas eles voltam. O que eu posso dizer é que nós vamos tirar.”

    O presidente também demonstrou perplexidade com as imagens que viu. “Eu não acreditava que ia ver as pessoas com a fome que estão. Quase todos se queixavam da comida. Vi crianças magrinhas, certamente por falta de vitamina. Vamos cuidar para que eles sejam tratados como seres humanos de primeira classe. É desumano o que vi aqui”, afirmou. “Uma das formas de a gente fazer isso é montar um plantão da Saúde lá na aldeia. Fica mais fácil a gente transportar 10 médicos que uma aldeia”, completou Lula.

    O presidente voou para Boa Vista na manhã deste sábado, depois de informado sobre o estado de crianças yanomamis, ao menos oito com desnutrição. O governo deve decretar crise humanitária na região.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.