Relâmpago: Digital Completo a partir R$ 5,99

Lançamento da Barbie Frida Kahlo mostra meninas mais poderosas

A chegada da boneca às lojas demonstra que o típico brinquedo de garotinha é obrigado a se adaptar a uma infância mais curta e, sim, mais feminista

Por Luisa Bustamante Atualizado em 25 mar 2018, 06h00 - Publicado em 25 mar 2018, 06h00

Era uma vez uma infância em que meninas passavam os dias brincando de bonecas e praticando para ser mãe – o destino manifesto das mulheres de então. Neste contexto nasceu, em 1959, aquela que viria a ser a mãe de todas as bonecas: Barbie, que no lançamento, tinha uma versão loira e outra morena, mas ambas já dotadas do célebre corpinho de medidas impraticáveis (inspirado, diga-se de passagem, na silhueta de uma prostituta europeia). Quase sessenta anos depois, a história é outra. A chegada às lojas de uma Barbie inspirada na artista mexicana Frida Kahlo, símbolo da mulher livre, forte e dona do seu nariz, mostra que as bonecas ainda são o brinquedo preferido das meninas, mas as meninas mudaram.

A própria Mattel, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, reconheceu a transformação de seu mercado ao anunciar no Twitter a linha feminista de Barbies (além de Frida, são inspirações a aviadora Amelia Earhart, primeira mulher a sobrevoar o Atlântico, e a matemática da Nasa Katherine Johnson). “Com 86% das mães preocupadas com o tipo de exemplo a que suas filhas estão expostas, nós nos comprometemos a jogar luz sobre mulheres empoderadas”, diz a mensagem, baseada em uma pesquisa interna. Reportagem de VEJA desta semana mostra como a novidade da Mattel é apenas um reflexo do mercado que se adapta aos desejos de meninas com uma nova percepção de beleza e que, além disso, abandonam as bonecas mais cedo que no passado.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

VEJA_2575

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.