Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Israelenses tentarão achar vítimas de Brumadinho pelo sinal de celular

Ajuda também contará com sonares que ajudam a identificar vítimas soterradas embaixo da lama

Por Da redação
Atualizado em 30 jul 2020, 19h57 - Publicado em 28 jan 2019, 10h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os 136 militares de Israel ajudarão na busca de sobreviventes na cidade de Brumadinho, vítima do rompimento de uma das barragens da mineradora Vale na última sexta-feira, 25. A partir desta segunda-feira, 28, as forças israelenses usarão equipamentos de tecnologia como um aparelho que consegue captar sinal de celular embaixo da lama e sonares para identificar vítimas soterradas na lama. 

    “Eles irão nos auxiliar com tecnologia. Os sonares ajudam a detectar a diferença entre a lama e o corpo humano. Os outros equipamentos são capazes identificar qualquer sinal de celular emitido na profundidade da lama. A identificação é pelo sinal do celular, não diz respeito ao sigilo telefônico”, disse o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais . 

    Segundo o tenente, Israel trará mais opções tecnológicas que se juntam a outras opções como o uso de drones, câmeras termais e georreferenciamento.

    O coronel Golan Vach, que lidera a missão israelense, afirmou que o foco é encontrar sobreviventes. Os sonares e equipamentos para captar sinais de celulares podem encontrar vítimas até três metros embaixo da lama, 

    De acordo com Aihara, a atuação das Israel será conjunta com os bombeiros brasileiros e ficará concentrada próxima a área do refeitório da Vale e da pousada. Os bombeiros trabalham com a possibilidade de aumentar o perímetro para as buscas porque a força da lama pode ter deslocado os prédios para frente. Ao todo, são 280 bombeiros militares brasileiros na busca. 

    O resgate às vítimas de Brumadinho chega ao quarto dia. Até o momento, 58 mortes foram confirmadas pela Defesa Civil. Ainda há 305 desaparecidos confirmados pelas autoridades, enquanto 192 pessoas já foram resgatadas com vida.

    Continua após a publicidade

    Governador fala em esperança

    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse na manhã dessa segunda-feira, que acredita que serão encontrados sobreviventes após 72 horas do acidente com a chegada de soldados e equipamentos israelenses.  

    Essa foi a primeira vez desde o dia do acidente que o governador mineiro conversou com a imprensa desde o rompimento da barragem, mas pouco disse sobre a operação de resgate ou mesmo sobre o rompimento da barragem. Zema tentou esclarecer a declaração que pediu para que as pessoas não mandassem mais donativos às vítimas de Brumadinho. Segundo ele, o foco atual é agilizar a operação de resgate.

    “Vejo que com a tecnologia deles vamos aumentar, e muito, as chances de encontrar novos sobreviventes e de termos mais agilidade em acharmos vítimas. O que, de certa forma, vai agilizar muito a angústia que a família dessas vítimas têm passado, com as quais me solidarizo e temos trabalhado ao máximo”.

    Na sexta-feira à noite, após o acidente, Zema havia declarado que as chances era mínimas de encontrar sobreviventes. “Iremos resgatar apenas corpos”.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.