Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super BlackFriday: Assine VEJA a partir de 5,99

INSS: mais de 1 milhão ainda pode receber dinheiro de fraude; saiba como fazer

Mais de R$ 2,5 bilhões já foram pagos a cerca de 3,7 milhões de segurados que aderiram ao acordo

Por Pedro Cardoso Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 nov 2025, 15h32

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou que 1,1 milhão de segurados que contestaram os descontos indevidos ainda podem receber o dinheiro de volta. Na última semana, o prazo para a contestação foi prorrogado por três meses, até o dia 14 de fevereiro de 2026. Estima-se que, no total, cerca de 9 milhões de pessoas tenham sido lesadas por cobranças de mensalidades associativas não autorizadas entre março de 2020 e março de 2025.

De acordo com o INSS, cerca de 3,7 milhões de segurados já receberam o ressarcimento desde a homologação do acordo em julho. O valor total pago a esses segurados soma R$ 2,5 bilhões.

Como pedir o ressarcimento dos valores indevidos do INSS?

Para garantir o ressarcimento, o processo é dividido em duas etapas: primeiro, a contestação do desconto, e, depois, a adesão ao acordo, caso a entidade não responda ou a resposta seja irregular.

1. Contestação do Desconto Indevido 

O primeiro passo para iniciar o processo de devolução é informar ao INSS que o desconto não foi autorizado. A contestação pode ser feita até 14 de fevereiro de 2026 por meio de três canais oficiais:

Aplicativo/Site Meu INSS:

  • Acesse o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”.
  • Marque se o desconto foi ou não autorizado.
Continua após a publicidade

Central 135:

  • Ligue para o número gratuito (de segunda a sábado, das 7h às 22h).

Agências dos Correios:

  • Mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito para a contestação.
Continua após a publicidade

Após a contestação, a entidade associativa tem 15 dias úteis para responder.

2. Adesão ao Acordo de Ressarcimento

Se a entidade não responder no prazo ou apresentar uma resposta irregular (como assinaturas falsificadas), o sistema do INSS libera automaticamente a opção para o beneficiário aderir ao acordo de ressarcimento:

Aplicativo/Site Meu INSS:

  • Acesse “Consultar Pedidos”.
  • Clique em “Cumprir Exigência” no pedido relacionado.
  • Leia o último comentário, selecione “Sim” no campo “Aceito receber” e clique em “Enviar”.
Continua após a publicidade

Agências dos Correios:

  • É possível fazer a adesão presencialmente, buscando auxílio na agência.

ALERTA: Fique atento! O INSS não envia links, SMS ou solicita dados bancários por mensagens. A comunicação oficial e a adesão são feitas apenas pelo Meu INSS, Central 135 ou Correios.

Beneficiários idosos (80 anos ou mais), indígenas e quilombolas têm prioridade e o ressarcimento pode ser feito de ofício, sem necessidade de adesão formal em alguns casos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

A notícia em tempo real na palma da sua mão!
Chega de esperar! Informação quente, direto da fonte, onde você estiver.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
De: R$ 55,90/mês
A partir de R$ 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.