IBGE divulga dados do PIB e Congresso aprova lei orçamentária de 2026
Confira as principais notícias do dia no Giro VEJA
Dados divulgados pelo IBGE nesta quinta, 4, mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro variou 0,1% no terceiro trimestre do ano. O número aponta uma situação de estabilidade na economia, com pouco crescimento. Especialistas previam que o PIB poderia crescer até 0,2% nesse período. A soma de todos os bens e serviços produzidos no país foi de 3,2 trilhões de reais.
O Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. Essa lei estabelece o que o governo deve arrecadar e onde ele deve gastar o orçamento do ano seguinte. O texto aprovado na Câmara nesta quinta cria um calendário de execução para as emendas parlamentares, incluindo as emendas Pix. O governo também vai ficar livre para cumprir um limite inferior da meta fiscal, o que dará uma folga de 30 milhões de reais para o governo.
No Judiciário, Gilmar Mendes negou nesta quinta um pedido de reconsideração que o governo federal fez sobre os pedidos de impeachment dos ministros do Supremo. Ele manteve a determinação de que apenas a PGR pode iniciar o processo de responsabilidade dos magistrados da Corte. Também no Supremo, Flávio Dino bloqueou a execução de 80 milhões em emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, ambos autoexilados nos Estados Unidos.
O que diz a última pesquisa sobre o potencial de Flávio na disputa presidencial
As reações de atrizes veteranas à fala de Regina Duarte na TV Globo
CCJ deu resposta imediata à decisão de Gilmar sobre impeachment de ministros do STF
Copa do Mundo 2026: confira como ficaram os grupos e quem são os adversários do Brasil
Sorteio da Copa do Mundo 2026: onde assistir ao vivo e horário







