Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hotel deve retirar do mar avião que caiu com Teori, diz FAB

Jato executivo King Air C90GT caiu na quinta-feira em Paraty com o ministro do STF Teori Zavascki e outras quatro pessoas. Grupo Emiliano é dono da aeronave

A Aeronáutica informou neste sábado que não será responsável por retirar do mar de Paraty (RJ) os destroços do bimotor King Air C90GT, prefixo PR-SOM, que caiu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas na quinta-feira.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), é do Grupo Emiliano, dono da aeronave, a responsabilidade por sua retirada do local da queda, próximo à Ilha Rasa, a cinco quilômetros da pista de pouso de Paraty. “É importante esclarecer que a Lei 12.970 (Artigo 88Q) estabelece que a responsabilidade pela remoção dos destroços é da empresa proprietária da aeronave”, afirma a FAB em nota.

Após o recolhimento dos destroços, essenciais para a investigação a respeito do que levou ao acidente, eles serão encaminhados ao Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. É lá que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) vai examinar as peças do bimotor.

A FAB diz que testemunhas do acidente estão sendo ouvidas pelos investigadores do Cenipa e que a apuração não tem prazo para ser concluída. “O relatório final irá identificar os Fatores Contribuintes para o acidente e elaborar as respectivas Recomendações de Segurança, de forma a tornar a aviação mais segura”, diz a Aeronáutica.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. George Brandão

    É inacreditável como o poder público deste lixo de país sempre dá um geito de tirar o corpo fora de assuntos importantes. A FAB realmente espera que o hotel tenha meios de remover a aeronave de forma a manter os destroços intactos para que seja feita a devida investigação do que levou o avião a cair. Lamentável como neste país tudo é feito por amadores, pessoas desqualificadas. Parabéns FAB você mostra a sua cara, e é bem pobre, incompetente e de dar vergonha.

    Curtir

  2. Eta paisinho tosco, vão responsabilizar o hotel pra conduzir a investigação também, toda essa situação fede e ainda essa, quem foi o inteligente que determinou essa façanha, olha isso “destroços essenciais para a investigação”, ops pensei que o avião todo seria importante mas como sou bobo vou acreditar que o todo submerso não faz parte importante da investigação, ai tem, se eu fosse o filho do Teori escarafunchava esse caso até descobrir de fato…

    Curtir

  3. Danpiersean Craibrosnnery

    A questão não é legal, mas política. Há pressa e um pedido explicito do Supremo para resolver isso rapidamente. Vergonha a FAB embarreirar.

    Curtir

  4. Deixem para que a PF retire os destroços,afinal,as conclusões que a FAB iria apresentar em tempo
    infindável não serviria para nada,nós já até nem lembrariamos que um Teori Zavasky existiu…
    que façam o que fazem melhor….cozinhem o galo…

    Curtir

  5. A marinha NÃO TEM ESSA ESCOLHA.
    Acidente envolve suspeitas de sabotagem com a presença de uma autoridade do STF, não existe essa transferência de responsabilidade!}
    Sejam idiotas em outra matéria, essa é de extrema gravidade, caso de polícia.

    Curtir