Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

GSI assina contrato para aquisição de sistema contra drones

Empresa que ganhou a concorrência vai receber 2,49 milhões para proteger o presidente Bolsonaro contra eventuais ataques com armamentos e bombas

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 28 mar 2020, 11h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A aquisição do sistema contra drones foi feita com a justificativa de conter "grave ameaça à integridade física e moral" do presidente Bolsonaro / (DJI.com/Divulgação)

    O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, assinou o contrato para a compra do sistema de proteção contra drones para a Presidência da República. O governo decidiu pagar 2,49 milhões de reais pelo novo sistema. Quem vai cuidar de eventuais ataques aéreos por drones no Palácio é a empresa Segurpro Tecnologia em Sistemas de Segurança Eletrônica, de São Paulo.

    Publicidade

    Além de fornecer os equipamentos eletrônicos, a empresa terá de capacitar funcionários do Palácio do Planalto como operadores do novo sistema contra ataque de drones. A aparelhagem terá a função de impedir o trânsito de drones que de alguma forma se aproximem da figura do presidente da República. A empresa contratada é subsidiária de uma multinacional de segurança, a Prosegur International, da Espanha.

    Publicidade

    A aquisição do sistema contra drones foi feita com a justificativa de conter “grave ameaça à integridade física e moral” do presidente Bolsonaro, do vice-presidente Hamilton Mourão e das autoridades da Presidência. Bolsonaro decidiu pedir a compra do novo sistema depois que ele e sua família foram filmados por drones em momentos de lazer, na residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília.

    Dois outros aparelhos sobrevoaram o Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente.A grande preocupação dentro do GSI é com a possibilidade de sobrevoos de drones que possam de alguma forma carregar explosivos e armamentos com capacidade de serem acionados à distância. Outro receio da segurança palaciana é que estes drones possam causar acidentes, ao se chocarem com helicópteros nas imediações do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.