O governo de São Paulo enviou mais de 300 policiais para reforçar a segurança no Litoral Norte diante de saques após a tragédia causada pelas chuvas. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou que 80 agentes da tropa de choque da Polícia Militar foram deslocados para a região na terça-feira, 21, e outros 300 chegarão nesta quarta. Ao portal g1, Tarcísio afirmou que caminhonetes com doações de mantimentos às vítimas da tragédia foram saqueadas.
Segundo o governador, a medida serve também para facilitar a retirada da população de áreas com risco — muitas pessoas estariam se recusando a deixar suas casas por medo de saques. “Você consegue remover a pessoa para o abrigo e ela recebe a notícia de que saquearam a casa dela. Aí ela quer voltar para casa e não quer sair de jeito nenhum, porque não quer perder o que tem. Estamos tendo uma dificuldade muito grande de convencimento”, relatou.
As chuvas e deslizamentos no Litoral Norte já deixaram 48 mortos, sendo 47 em São Sebastião e uma em Ubatuba, segundo a Defesa Civil. Outras 38 pessoas estão desaparecidas.