Governador do Paraná fala sobre tragédia em Rio Bonito do Iguaçu após tornado
Ratinho Jr. atendeu a imprensa em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais afetada, onde cinco pessoas morreram
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), atendeu a imprensa nas ruas de Rio Bonito do Iguaçu na tarde deste sábado, 8 de novembro, a fim de esclarecer as medidas sendo tomadas para remediar a destruição causada pelo tornado que mobilizou ventos a mais de 250 quilômetros por hora e deixou seis mortos e 600 feridos no estado. A pequena cidade foi a mais afetada, com cinco civis mortos. Guarapuava, cidade vizinha, também foi gravemente afetada e conta com uma morte.
Em vídeo compartilhado em seu perfil oficial no Instagram, o governador presta sua solidariedade e frisa que as imagens testemunhadas são “chocantes”. Segundo ele, as forças de segurança do estado seguem os protocolos devidos para remediar a catástrofe.
“Lamentavelmente, nós tivemos aqui um tornado de nível 3, que há décadas não acontecia aí no estado do Paraná. O primeiro impacto e o primeiro atendimento é às vítimas, para dar esse atendimento na área da saúde. Graças a Deus, os bombeiros já tem feito a sua parte. Agora, nós entramos no outro momento, que é o da limpeza da cidade”, explicou.
Para além dos recursos das prefeituras de Rio Bonito do Iguaçu e de Guarapuava, outras cidades vizinhas colaboram com retroescavadeiras, caminhões basculantes e demais formas de maquinário capazes de coletar os destroços. Uma das prioridades é podar árvores que tenham despencado sobre fios de energia elétrica para que seja possível reestabelecer a energia na região.
“Eu já decretei o estado de calamidade para a região, o que nos facilita de forma rápida e sem burocracia fazer o atendimento necessário”, pontuou. A equipe do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) já faz o levantamento das escolas que foram destruídas e o governo afirmou que construirá alojamentos provisórios conforme necessidade, com auxílio da Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Pública e do corpo de bombeiros.
“Acima de tudo, nós temos muita força e união. Eu recebo desde ontem à noite ligações dos governadores do Brasil inteiro colocando à disposição toda a ajuda necessária. Nós vamos reconstruir o mais rápido possível a nossa cidade de Rio Bonito do Iguaçu”, concluiu.
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Cruz Azul x Flamengo: onde assistir, horário e escalações
Moradores do Retiro dos Artistas comovem com pedidos de Natal
Presidente da CCJ diz que pretende ‘enterrar’ projeto que reduz pena de Bolsonaro
Qual eleitor mais se arrepende de ter votado em Lula, segundo o Datafolha







