Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Garimpeiros fazem massacre em tribo isolada do Amazonas, diz MP

Liderança indígena aponta descaso do governo Temer com a causa dos índios brasileiros como responsável por situação crítica na Amazônia

O Ministério Público Federal do Amazonas confirmou nesta sexta-feira o assassinato de vários indígenas de uma tribo isolada no extremo oeste do Estado por garimpeiros ilegais que agem na região, informou nesta sexta-feira a agência de notícias Amazônia Real. “Confirmamos as mortes de indígenas isolados e o Ministério Público Federal e a Polícia Federal estão investigando”, revelou a procuradoria.

Os indígenas — conhecidos como “flecheiros” — teriam sido assassinados em agosto passado, no município de São Paulo de Olivença, na fronteira com Peru e Colômbia, segundo a agência de notícias.

As autoridades não informaram o número de vítimas e como as mortes ocorreram para “não prejudicar as investigações”, mas a Amazônia Real apurou que teriam sido mais de vinte assassinatos.

Malocas de índios isolados avistadas em 2011 pela FUNAI Malocas de índios isolados avistadas em 2011 pela FUNAI

Malocas de índios isolados avistadas em 2011 pela FUNAI (CGIIRC/Divulgação)

Temer responsabilizado

Este, infelizmente, não é o único caso. O Ministério Público investiga uma segunda denúncia, sobre o assassinato de indígenas da isolada tribo dos Warikama Djapar, em maio passado. Há cerca de duas semanas, o líder indígena Adelson Kora Kanamari disse à Amazônia Real que entre 18 e 21 indígenas “teriam sido atacados e assassinados” na região do Vale do Javari.

“Caso tais relatos sejam confirmados, o presidente (Michel) Temer e seu governo possuem uma grande responsabilidade por este ataque genocida”, aponta o texto, que critica, além disso, os cortes no orçamento da Fundação Nacional do Índio (Funai). “Todas estas tribos deveriam ter tido suas terras devidamente reconhecidas e protegidas há anos — o apoio aberto do governo àqueles que querem violar territórios indígenas é extremamente vergonhoso”, acrescenta.

A crítica se soma às críticas que o governo de Michel Temer recebeu no Brasil e no exterior por “retroceder” em termos ambientalistas e de direitos dos indígenas.

Maloca de índios isolados na Terra Indígena Vale do Javari Maloca de índios isolados na Terra Indígena Vale do Javari

Maloca de índios isolados na Terra Indígena Vale do Javari (CGIIRC/Divulgação)

Amazônia invadida

Em declarações à Amazônia Real, Kanamari explicou que a situação na região está “muito crítica”. Os invasores “são fazendeiros, caçadores, garimpeiros. Muitos isolados estão sendo mortos, mas não sabemos ao certo as datas e nem o número exato de mortos”, afirmou.

O território indígena Vale do Javari tem 8,5 milhões de hectares e foi regularizado em 2001, segundo dados da Funai. Situado a quase 1.200 km de Manaus, tem uma população de cerca de 7.000 habitantes.

Também de acordo com a Funai, há ao menos catorze referências de indígenas isolados na área, e cinco etnias contatadas.

ATUALIZAÇÃO, às 17h33 do dia 11/09/2017: O Ministério Público Federal retificou a informação nesta segunda-feira e afirma agora que não há confirmação das mortes dos indígenas por garimpeiros no Amazonas. Segundo a instituição, o MPF e a Polícia Federal investigam os supostos assassinatos a partir de uma denúncia da Fundação Nacional do Índio (Funai). 

(Com Agência Brasil)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. A lei diz uma coisa, os bandidos outra. Não pode ficar assim.

    Curtir

  2. ALEXANDRE LEITE

    Se depender desse Temer, os índios da Amazônia serão exterminados. É o preço da negociação para que tivesse votos a seu favor contra a sua cassação. Esse bandido, irmanado com Geddel, deveria estar na cadeia!

    Curtir

  3. Antônio de Oliveira Marques

    Devolver o que sobrou do Brasil pós-PT aos índios.

    Curtir

  4. Dalvo José Rossi

    Cada índio do Vale do Jari tem ao dispor 1.200 hectares, e tem gente que acha isso pouco!!!

    Curtir

  5. Adelson Paulo de Araujo

    Parece que Temer fazia parte da expedição de Pizarro que destruiu o império Inca…

    Curtir