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Fux, Gilmar e outros oito nomes participam do Amarelas ao Vivo nesta terça

Na segunda edição do evento, time de VEJA entrevista especialistas sobre o impacto das redes sociais e das 'fake news' na democracia

A segunda edição do fórum Amarelas Ao Vivo ocorre nesta terça-feira, 24, no Teatro Santander, em São Paulo. Com o tema “Como as fake news e as redes sociais afetarão as eleições, o Brasil e você”, o evento terá as presenças de dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Luiz Fux, também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e Gilmar Mendes estão entre os dez entrevistados do evento, uma versão de palco das tradicionais Páginas Amarelas de VEJA. As inscrições estão encerradas.

A seis meses da eleição presidencial mais imprevisível no Brasil desde 1989, Fux será entrevistado por Policarpo Junior, redator-chefe de VEJA, a respeito dos desafios jurídicos no combate às notícias falsas durante a campanha. Sob a gestão do ministro, o TSE criou uma força-tarefa para combater as fake news no pleito deste ano. O grupo é composto por integrantes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Corte eleitoral.

Antecessor de Luiz Fux na presidência do TSE, Gilmar Mendes será entrevistado por André Petry, diretor de redação de VEJA, sobre ser um dos alvos preferenciais das lorotas que brotam e se espalham na internet. Levantamento exclusivo publicado por VEJA em janeiro mostra que o ministro é o quarto maior alvo de notícias falsas no meio político-jurídico — ele só perde, nesta ordem, para o ex-presidente Lula (PT), o presidente Michel Temer (MDB) e o juiz federal Sergio Moro.

A possível contaminação das votações por notícias falsas também será o tema abordado pela colunista Dora Kramer na conversa com Pablo Ortellado, coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo. Com doutorado pela mesma universidade, ele se tornou referência em pesquisas sobre fake news na política brasileira.

Programação

Além das entrevistas de Luiz Fux, Gilmar Mendes e Pablo Ortellado, o evento Amarelas ao Vivo abordará diferentes aspectos das notícias falsas e do impacto de redes sociais.

Jaime Durán Barba, consultor político e professor da George Washington University, será entrevistado por Thaís Oyama, redatora-chefe de VEJA, sobre a estratégia digital na vitoriosa campanha do presidente da Argentina, Mauricio Macri, em 2015.

O colunista Ricardo Noblat conduzirá a entrevista em que o CEO e estrategista político Guillaume Liegey falará sobre como o presidente da França, Emmanuel Macron, venceu as fake news em sua campanha, em 2017.

Bia Granja, cofundadora do YOUPIX, conversa com o editor especial Daniel Bergamasco sobre como nascem e se espalham virais na internet brasileira.

O redator-chefe Fábio Altman entrevista o jornalista Ricardo Boechat sobre a relevância do jornalismo profissional em tempos de profusão de boatos e notícias mentirosas.

O publicitário e fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes, estará frente a frente com Mauricio Lima, redator-chefe e titular da coluna Radar, em conversa sobre como proteger marcas e negócios diante do poder fulminante das redes sociais e das notícias falsas que veiculam.

A editora Adriana Dias Lopes conversará com o infectologista David Uip sobre as perigosas e cada vez mais frequentes notícias falsas sobre saúde.

Acioli Cancellier de Olivo falará ao colunista Augusto Nunes sobre acusações levianas e o suicídio de seu irmão, o ex-reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em 2017.

Primeira edição

Diante de um teatro lotado, dez nomes decisivos do país encontraram dez jornalistas de VEJA na primeira edição do Amarelas ao Vivo, em novembro do ano passado.

Assista aqui aos vídeos com as entrevistas.

Comentários

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  1. Paulo Bandarra

    Que país pode ter futuro com um Gilmar Mendes como referência? A VEJA deveria ter padrões mais altos.

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  2. Paulo Sanches

    O Gilmar é um dos maiores agentes de “FAKE liberdade para criminosos” , usando argumentos pífios e desmentindo sua própria história . A presença do Gilmar neste painel mostra que a “ FAKE News” já dominou esta edição. Que feio.

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