Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Freio falhou e balsa ficou à deriva antes de atingir ponte, diz governador

Segundo Helder Barbalho (MDB), dois carros passavam pelo local no momento do acidente e há ao menos cinco desaparecidos; estado de emergência será decretado

Por Agência Brasil Atualizado em 6 abr 2019, 17h24 - Publicado em 6 abr 2019, 16h33
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse, em entrevista coletiva neste sábado, 6, que pelo menos cinco pessoas estão desaparecidas após a queda de parte da ponte da Alça Viária, que fica sobre o rio Moju, no interior do Pará. As vítimas estavam entre os tripulantes de uma balsa que atingiu um dos pilares da terceira das quatro estruturas do complexo.

    As primeiras informações dão conta de que a embarcação, que transportava dendê, teria perdido o controle. “Houve uma primeira tentativa de frear a balsa, mas não teria sido exitosa. Na segunda, teria paralisado o motor da balsa e, a partir daí, ela ficou à deriva e colidiu com a ponte”, detalhou o governador, com base no relato de um trabalhador que estava no local.

    Ainda segundo essa mesma testemunha, dois carros de passeio passavam pela parte afetada no momento da queda. No acidente, 200 dos 860 metros da ponte desabaram. “Estamos com a equipe do Corpo de Bombeiros fazendo as buscas e também solicitamos à Capitania dos Portos, que já está indo [ao local] com uma embarcação [equipada] com radar para colaborar”, afirmou o governador.

    Helder Barbalho disse ainda que a Polícia Civil já está investigando o caso e que proprietária da balsa já teria sido contatada e estaria indo ao local para prestar esclarecimentos. A ponte fica na rodovia PA-483 e liga a região metropolitana de Belém ao interior do estado.

    Para minimizar os problemas de deslocamento no local, as operadoras de balsas da região, que normalmente atuam com três embarcações de hora em hora e uma em regime de espera, passarão a atuar com oito embarcações 24 horas por dia. “A partir de agora, não haverá mais horário fixo para as saídas de balsas. Encheu (de passageiros), saiu”, disse Barbalho.

    Continua após a publicidade

    Emergência

    Por causa da situação, o governador decretará ainda hoje estado de emergência no Pará. “Isso nos dará mais agilidade frente as demandas que estão surgindo”, justificou. Também como parte das providências tomadas pelo governo do estado, serão colocadas defensas – protetores de pilares – em todas as pontes do complexo da alça viária. “Essa ponte atingida não tinha defensa e nós havíamos colocado sinalização, que também não existia. Estamos em fase de contração das defensas, mas vamos fazer no critério de contratação de emergência por causa da excepcionalidade do caso”, afirmou.

    View this post on Instagram

    Primeiros registros que temos sobre a queda da terceira ponte do Moju, depois de ser atingida novamente por uma balsa. Neste momento sobrevoando a área com Cel. Dilson da PM, Cel. Hayman e o secretário de Segurança Ualame Machado. Vamos buscar soluções para que isso se resolva o mais rápido possível. Logo mais informo vocês das providências que serão tomadas pelo Estado.

    A post shared by Helder Barbalho (@helderbarbalho) on

    Barbalho também vai autorizar obras para que a Estrada do Quilombola seja uma alternativa para veículos de passeio e ônibus. “Isso vai requerer a construção de uma ponte que já foi autorizada”, acrescentou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.