Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Flamengo e Fluminense assumem gestão do Estádio do Maracanã

O contrato de concessão por duas décadas foi assinado nesta sexta-feira; 393 milhões de reais devem ser investidos em obras e manutenção

Por Sofia Cerqueira 27 set 2024, 15h00

O Flamengo e o Fluminense assumiram oficialmente a gestão do Maracanã na manhã desta sexta-feira, 27. Pelo contrato de concessão do estádio, assinado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e os dois times cariocas, o espaço ficará a cargo deles por 20 anos. Os times rubro-negro e o tricolor venceram a licitação para operação e exploração do espaço, que inclui também a área do Maracanãzinho.

A gestão compartilhada do Maracanã envolvendo os dois clubes já vinha ocorrendo desde abril de 2019, por meio de termos de permissão de uso, que eram renovados sistematicamente. Na licitação, Flamengo e Fluminense venceram os consórcios formados pelo Vasco e WTorre e o Atena BSB, dos mesmos que administram a Arena BRB, que acabou sendo desclassificado no meio do processo.

O governador do Rio, Cláudio Castro, e os presidentes do Flamengo e do Fluminense, Rodolfo Landim e Mário Bittencourt, respectivamente, estiveram presentes esta manhã, no Maracanã, durante a cerimônia de assinatura do termo de concessão do local. Pelo contrato de gestão compartilhada, cabe ao Flamengo 65% da participação em receitas, lucros, perdas e demais obrigações, enquanto o Fluminense assume 35%. No documento de gestão do espaço fica determinado ainda que os dois clubes cariocas devem investir 393 milhões de reais em obras e manutenção do Maracanã pelas próximas duas décadas. Desse montante, 255,5 milhões cabem ao clube da Gávea e 137,5 milhões ao time de Laranjeiras.

Durante a cerimônia desta manhã, o presidente do Fluminense ressaltou a parceria com o rubro-negro. “Esse é um dia muito importante para o Fluminense e, com certeza, para o Flamengo. Venho dizer que nós estamos muito felizes de poder ter o Maracanã pelos próximos 20 anos, ao lado do nosso clube coirmão, ao lado de um clube que é nosso adversário no campo, mas que nos últimos cinco anos se tornou um grande parceiro fora dele”, disse Mário Bittencourt. Ao falar na sequência, Rodolfo Landim lembrou o trabalho que os dois times já vêm fazendo no local. “Hoje é o coroamento de um esforço que vem sendo feito há cinco anos. Eu me lembro que quando assumimos a presidência do Flamengo, a gente foi ao Governo do Estado porque a gente precisava aqui do Maracanã. Ele tinha uma série de problemas naquela época, até mesmo de manutenção. E esse é o Maracanã, o estádio símbolo do futebol do mundo inteiro”, completou.

Inaugurado em 1950, o Maracanã, cujo nome oficial é Estádio Jornalista Mário Filho, foi palco de algumas das competições mais importantes que já ocorreram no país. Ali foi contabilizado o milésimo gol de Pelé, em novembro de 1969. O Maracanã também sediou competições da Olimpíada Rio 2016 e da final da Copa do Mundo em 2014, entre inúmeros campeonatos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.