Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

FHC vê ‘fofocagem permanente’ e volta a negar ação anti-Lava Jato

Para ex-presidente, não existe fato algum porque não falou com Lula ou Temer sobre o assunto, mas que é obrigado a responder sobre ‘o que está circulando’

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse que, com as redes sociais, existe uma “fofocagem permanente” e negou que esteja articulando com o presidente Michel Temer (PMDB) e outro ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para neutralizar a Operação Lava Jato e salvar a classe política.

“Antigamente, a gente não tinha que se preocupar com rede social. Não havia, com o perdão da expressão, a ‘fofocagem permanente’“, afirmou durante palestra no Seminário Luso-Brasileiro de Direito, em Lisboa (Portugal). Ele comparou o fato de ser apontado como um dos articuladores para evitar os progressos da investigação com a informação de que os russos interferiram na eleição de Donald Trump para presidente nos EUA. “Será verdade? Sei lá se é, mas é um fato. Verdade ou não, as pessoas vão ter que interagir com isso que está circulando”, disse.

Ele não usou o termo exatamente, mas referiu-se à expressão “pós-verdade”, neologismo que descreve a situação em que o fato tem menos influência do que apelos a emoções e crenças pessoais. “Agora mesmo fui entrevistado aqui sobre o tema [conspiração contra a Lava Jato]. Aqui, neste instante”, afirmou.

Durante a palestra, FHC questionou qual seria o fato e respondeu que não havia, já que não tinha estado com Lula ou Temer nos últimos meses, a não ser em eventos sociais. “Mas alguém disse, e circulou. E eu tenho de responder ao que está circulando, não adianta eu saber que não é verdade. E eu falo, e eu respondo”, argumentou, tirando risos e aplausos da plateia.

Temer

Na segunda-feira, Temer também havia negado que tenha se reunido com  FHC e Lula para negociar um “acordão” com o objetivo de estancar a Lava Jato.

“Eu encontro com frequência o presidente Fernando Henrique. Encontrei o presidente Lula algumas vezes, uma até num momento pesaroso para a vida dele. E encontrarei quantas vezes forem necessárias. Agora, não vou me encontrar para encerrar a Lava Jato”, afirmou ao SBT Brasil. “Isso, data vênia, me perdoe a expressão, é ignorar nosso sistema institucional. Como alguém vai montar um esquema para acabar com aquilo que está sendo processado no Judiciário? Não existe isso.”

(Com Estadão Conteúdo)

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. José Carlos Lopes de Oliveira

    Pois é, FHC… o seu cristal trincou.

    Curtir

  2. FHC, A PRIMEIRA DESGRAÇA DO BRASIL–ESTÁ BILIONÁRIO—APART- EM PARRIS–FAZENDAS, ETC

    Curtir

  3. Pedro Fernandes

    “FHC questionou qual seria o fato e respondeu que não havia, já que não tinha estado com Lula ou Temer nos últimos meses, a não ser em eventos sociais…” Esteve ou não esteve? Evento social não requer o corpo presente?

    Curtir

  4. ostervaldo galdino da silva

    BRASIL AME-O OU DEIXE-O! Você quer saber a verdade sobre a ditadura militar no Brasil ?
    Pergunte para os seus avós com mais de 65 anos, que naquela época trabalhavam e viviam honestamente.
    Agora, querem saber as mentiras sobre a ditadura militar? Então perguntem aos vovôs e vovós:
    José Dirceu, Fernando Henrique Cardoso, Genoíno, Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva, Aloysio Nunes, Marilena Chaui e outros que continuam aterrorizando o nosso país!!!!!

    Curtir

  5. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Concordo com ele. Estão transformando tudo em show. A imprensa se presta ao serviço de divulgar as fofocas em seus tabloides. Não é Veja?

    Curtir

  6. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    90% do que se publica é mentira, boato, sandice de algum jornalistazinho sem responsabilidade. Tá difícil assim. Sou a favor de dar umas travadinhas na imprensa de vez em quando.

    Curtir

  7. Pra mim já está provado que há mais verdade nas redes sociais do que nas falas dos políticos.

    Curtir

  8. Nilton Castro

    A confissão de todo mentiroso começa com uma negação. Os 3 não precisariam estar juntos para combinar uma treta… Sinto muito, admiradores do senhor FHC, ele não é tão limpinho e cheiroso como vocês crêem.

    Curtir