Espírito Santo decreta situação de emergência após temporal
Municípios da região sul do estado foram os mais afetados
O governo do Espírito Santo decretou neste sábado, 23, situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região sul capixaba desde a noite de sexta-feira.O governador Renato Casagrande fez um sobrevoo na região e visitou o município de Mimoso do Sul, uma das cidades mais atingidas pela enxurrada.
O Decreto nº 501-S foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado e abrange os municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Ainda no sábado, Casagrande e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, sobrevoaram as áreas mais afetadas e estiveram em Mimoso do Sul.
INUNDAÇÃO | O temporal que atingiu municípios do Espírito Santo entre a sexta-feira (22) e este sábado (23) deixou ao menos 1.205 pessoas desalojadas.
A informação foi divulgada no boletim da Defesa Civil do estado, na manhã deste sábado.
📹 @es_tve pic.twitter.com/YrqSmXX6t9
— Agência Brasil (@agenciabrasil) March 23, 2024
“Vimos em Mimoso do Sul uma situação caótica, porque a cidade está sem comunicação devido à falta de energia que precisou ser cortada. Infelizmente, já temos quatro óbitos confirmados e ainda pessoas desaparecidas. Nosso esforço é para que a gente possa retomar os serviços essenciais, além de resgatar as pessoas nas áreas alagadas e dar alimentação aos atingidos em todas as cidades. Toda a equipe de governo está envolvida neste trabalho de assistência”, afirmou o governador.
O que aconteceu?
O temporal que atingiu municípios das regiões sul e do sul da região serrana do Espirito Santo entre a sexta-feira, 22, e o sábado, 23, deixou ao menos 1.205 pessoas desalojadas.
Em várias cidades houve deslizamentos, alagamentos e enxurradas. Até a manhã de sábado não havia registro de mortos ou feridos.
O município de Vargem Alta, que fica a 80 quilômetros ao sudoeste da capital, Vitória, teve o maior número de desalojados: mil. Em seguida, aparecem Guaçuí, com 200; Alfredo Chaves, 4; e uma pessoa em Mimoso do Sul.
Até as 11 horas do sábado, Bom Jesus do Norte, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, tinha recebido o maior acumulado de chuva em 24 horas. O índice pluviométrico alcançou 304,2 milímetros. Para se ter ideia, isso significa que cada metro quadrado da cidade recebeu, em média, 304,2 litros de chuva em 24h.
(Com Agência Brasil)