Clique e assine a partir de 8,90/mês

Vaza áudio de avião que conduziu Lula: ‘Leva e não traz nunca mais!’

A FAB confirma, em nota, que diálogo é verdadeiro, mas assegura que a fala não foi dita pelo controlador de tráfego aéreo

Por Da redação - Atualizado em 9 abr 2018, 15h36 - Publicado em 8 abr 2018, 20h00

Um áudio vazado no domingo (8) mostra um diálogo em que uma pessoa não identificada diz ao piloto que conduzia Lula a Curitiba: “Leva e não traz nunca mais!”.

A conversa com o comandante da aeronave PR-AAC, que levou o ex-presidente do aeroporto de Congonhas a Curitiba na noite de sábado (7), teve sua veracidade confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB). A instituição nega, contudo, que a fala tenha sido proferida pelo controlador de tráfego aéreo.

“Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar”, esclarece em nota, e acrescenta: “As regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso”.

Confira a íntegra da nota da FAB:

A comunicação apresentada é verdadeira e ocorreu instantes antes da decolagem da aeronave PR-AAC do aeroporto de Congonhas na noite de sábado (07/04).

Entretanto, podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo.

Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar. Porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso.”.

Continua após a publicidade
Publicidade