Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Dois índios Guajajara são mortos em atentado no Maranhão

Crime ocorreu neste sábado, 7, no município de Jenipapo dos Vieiras (MA), que fica a 506 km ao sul de São Luís

Por Lucas Cunha Atualizado em 7 dez 2019, 20h46 - Publicado em 7 dez 2019, 20h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Indígenas Guajajara bloquearam trecho da rodovia BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no Maranhão, após assassinato de dois líderes da etnia; Até o momento, duas mortes foram confirmadas e pelo menos dois índios ficaram feridos, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão (Magno Guajajara/Divulgação)

    Dois indígenas da etnia Guajajara foram assassinados neste sábado, 7, no município de Jenipapo dos Vieiras, que fica a 506 km ao sul de São Luís, no Maranhão. O local fica próximo a rodovia BR-226, entre as aldeias Boa Vista e El Betel. Firmino Guajajara e Raimundo Belnício Guajajara foram mortos por tiros disparados de um carro, segundo testemunhas.

    Até o momento, duas mortes foram confirmadas e dois índios ficaram lesionados, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão em sua conta no Twitter. Os feridos foram encaminhados ao hospital, com o apoio do Distrito Sanitário Especial do Maranhão.

    Além disso, a secretaria comunicou que está acompanhando o atentado juntamente com a Secretaria de Segurança Pública e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai). O governo do Maranhão comunicou o caso à Polícia Federal e pediu providências.

    Uma equipe da Secretaria dos Direitos Humanos foi encaminhada para Jenipapo dos Vieiras, município onde ocorreu o atentado. A Secretaria de Seguranças e as polícias Civil e Militar também atuam na ocorrência.

    Continua após a publicidade

    O ministro da Justiça, Sergio Moro, lamentou as mortes por meio de uma rede social. Moro disse que a Funai foi até à aldeia tomar providências, junto com autoridades do governo do Maranhão, e que a Polícia Federal foi acionada para investigar o crime.

    “Vamos avaliar a viabilidade do envio de equipe da Força Nacional à região. Nossa solidariedade às vítimas”, escreveu o ministro em sua conta no Twitter.

    (Com Agência Brasil)

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.