Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Datas: Carlota Portella, Obi Ndefo e Theresa Kane

As despedidas que marcaram a semana

Por Da Redação Atualizado em 6 set 2024, 11h38 - Publicado em 6 set 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • REFERÊNCIA - A coreógrafa Carlota Portella: fundadora do grupo Vacilou Dançou
    REFERÊNCIA - A coreógrafa Carlota Portella: fundadora do grupo Vacilou Dançou (@portellacarlota/Instagram)

    Conhecida e celebrada pela precisão e inteligência de seus comentários como jurada no quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão, a coreógrafa carioca Carlota Portella teve uma rica e bem-sucedida carreira profissional como professora e criadora de espetáculos. O mais famoso foi Vacilou Dançou, que também batizou sua companhia de dança, fundada em 1981. Ela se apresentou com o grupo até 2006, quando passou a se dedicar mais às atividades da escola The Jazz, que se tornaria um dos principais centros de bailarinos e futuros bailarinos do Rio de Janeiro. Com vasta e refinada formação na Europa — ela estudou na Ópera de Paris —, Carlota desenhou o elogiadíssimo show de abertura dos Jogos Pan-­Americanos de 2007, no Rio, antessala da Olimpíada de 2016. A apresentadora Fátima Bernardes, em suas redes sociais, resumiu a perda: “Por acreditar no que ela pregava, quem dança é mais feliz, voltei para as aulas em 2013”. A artista e educadora morreu em 31 de agosto, em Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, aos 74 anos, de causas não reveladas.

    O drama na vida real

    TRAGÉDIA - Obi Ndefo, de 'Dawson’s Creek': duas pernas perdidas em um atropelamento de caminhão, em 2019
    TRAGÉDIA - Obi Ndefo, de ‘Dawson’s Creek’: duas pernas perdidas em um atropelamento de caminhão, em 2019 (@ndefoobi/Instagram)

    O ator americano de origem nigeriana Obi Ndefo ganhou destaque como o personagem Bodie Wells, da série adolescente Dawson’s Creek, a jornada de crescimento de um grupo de amigos. Em agosto de 2019, ele foi atropelado por um caminhão em um estacionamento em Los Angeles. Perdeu ambas as pernas — a direita no momento do impacto e a esquerda no hospital, amputada. Depois do acidente, Ndefo lançou uma campanha pela internet para arrecadar dinheiro para o seu tratamento. Conseguiu 300 000 dólares, montante que só seria divulgado em 1º de setembro, ao morrer, aos 51 anos. Nos últimos anos, afastado da televisão e do cinema, trabalhava como professor de ioga.

    Uma irmã progressista

    PLEITO - Theresa Kane: em 1979, pedido a João Paulo II por mais espaço para as mulheres na Igreja católica
    PLEITO - Theresa Kane: em 1979, pedido a João Paulo II por mais espaço para as mulheres na Igreja católica (Associated Press/.)

    Convidada a dar as boas-vindas ao papa João Paulo II em sua visita inaugural aos Estados Unidos, em 1979, a freira católica Theresa Kane provocou algum constrangimento, em momento que ficaria marcado na história da religião entre os americanos, com ecos para o mundo. Calma e docemente, ela sugeriu ao pontífice que as portas das igrejas se abrissem para as mulheres, de modo que pudessem exercer os mesmos ofícios que os padres. O líder da Igreja ouviu com atenção, aquiesceu com um movimento de cabeça e, ao fim, chegou a abençoar a irmã, que se ajoelhou diante do Santo Padre. O pleito, contudo, nunca seria levado adiante — e ainda hoje as funções sacerdotais só podem ser realizadas por homens. Kane, que ao longo dos anos incrementaria suas posturas progressistas, em favor do direito ao aborto e das uniões homossexuais, morreu em 22 de agosto, aos 87 anos, em Watchung, no estado de Nova Jersey.

    Publicado em VEJA de 6 de setembro de 2024, edição nº 2909

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.