Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Curitiba alerta sobre Baleia Azul após 5 tentativas de suicídio

Segundo a prefeitura, cinco adolescentes de 13 a 17 anos foram atendidos na rede municipal de saúde na madrugada após automutilação e ingestão de remédios

A Prefeitura de Curitiba emitiu nesta terça-feira um alerta aos pais sobre o ‘jogo’ da Baleia Azul, que incentiva o suicídio, depois que a rede municipal de saúde registrou nesta madrugada cinco tentativas de suicídio entre adolescentes de 13 a 17 anos, que foram atendidos e encaminhados para acompanhamento em Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Em todos o casos, diz a prefeitura, havia sinais de automutilação e ingestão de medicamentos. O Baleia Azul, que surgiu nas redes sociais russas e virou uma grande preocupação recente dos pais no Brasil, lista uma série de desafios aos participantes, que incluem automutilação e, no ápice, o suicídio.

O problema ganhou repercussão nacional depois que a adolescente Maria de Fátima Oliveira, de 16 anos, foi encontrada morta na terça-feira (11) em uma represa de Vila Rica (MT), supostamente após cumprir a última tarefa do Baleia Azul. A adolescente tinha cortes na coxa e braços e deixou cartas que indicariam a participação dela no desafio. O caso está sob investigação.

Em Curitiba, a prefeitura também diz que “ainda não há confirmação se os casos têm relação com o Baleia Azul”. “A prefeitura acionou o Conselho Tutelar, responsável para comunicar o caso à Polícia Civil, e também solicitou investigação à Polícia Federal. Além disso, serão desenvolvidas atividades de prevenção ao suicídio nas escolas com estudantes adolescentes, faixa etária alvo da página que incentiva o suicídio. A ação envolve as secretarias municipal e estadual de Educação”, afirmou a prefeitura em seu site.

“Orientamos que pais e responsáveis conversem com os adolescentes e fiquem atentos a sinais de isolamento, perda de vínculo familiar e quadros de automutilação”, diz o secretário municipal da Saúde de Curitiba, João Carlos Baracho. De acordo com o Baracho, os postos de saúde são a porta de entrada no sistema para aquelas famílias que precisam de ajuda. Caso seja necessário, o posto pode direcionar para atendimento de saúde mental em Caps ou outro serviço especializado, de acordo com a gravidade do caso.

A prefeitura também fez um alerta em relação ao seriado 13 Reasons Why (13 motivos), série americana de TV exibida pela Netflix que contam a história de uma menina que deixa fitas cassetes explicando as razões que a levaram a cometer suicídio.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Adilson Nagamine

    Baleia azul? Desconecta.

    Curtir

  2. Osmar Serrragem

    O que esta descrito é “para-suicídio”, e não “tentativa de suicidio”…Cinsultem qualquer psiquiatra bem formado.

    Curtir

  3. Osmar Serrragem

    Décadas de professores “politicamente corretos”, incapazes de dar formação, bem como direções escolares carreiristas, oportunistas e omissas, deixaram nossos jovens ignorantes, despreparados e idiotizados, expostos ao primeiro enganador que se apresente…

    Curtir

  4. Nelson Carvalho

    O que falta invetar ?
    Essa juventude de cabeça oca, desprovida de um lar, não tem mais o que fazer de útil e acabam se metendo em drogas e jogos deste tipo.
    Falta do que fazer.
    Vão trabalhar, vão ajudar a arrumar/limpar a casa, vão participar de ações de beneficência, vão ajudar asilos, casas de excepcionais, hospitais com crianças com câncer, enfim, tem muita coisa de útil para ser feita.

    Curtir

  5. Amaury Ribas

    Esta é a prova real de que a doutrinação em escolas é um perigo. Adolescentes são facilmente influenciáveis por qualquer bobagem.

    Curtir

  6. ISVALDO GERALDO DA SILVA

    JESUS VEIO PARA DAR VIDA E ALEGRIA EM GRANDE QUANTIDADE PARA AS FAMÍLIAS ,MAS O CAUSADOR DAS TRISTESAS E TRAGEDIAS NAS FAMILAS ( O DIABO )VEIO PARA MATAR ROUBAR E DESTRUIR
    VOCE PODE ATE PENSAR QUE ISTO NAO AONTECE COM VOCE, MAS E REAL PARA VOCE QUE NAO TEM JESUS ,SER SURPREENDIDO COM AS CILADAS DO DIABO ,QUE TRABALHA 24 HORAS SEMEANDO NOS CORAÇÕES DOS JOVENS E DE TODA A HUMANIDADE ,MAUS PENSAMENTOS TRISTEZAS E DESEJOS MALIGNOS ( OS JOVENS PRECISAM OUVIR O SR JESUS QUE DISSE( APRENDEI COMIGO QUE SOU MANSO ,HUMILDE DE CORAÇAO E ENCONTRAREI DESCANSO PARA AS SUAS VIDAS (SAO MATEUS 11,29) MAS NÃO APRENDEI COM AQUELES QUE TRABALHÃO PARA O MALIGNO

    Curtir

  7. É o resultado de uma geração sem obrigações onde os pais dão tudo. Então nada mais tem valor. É a geração sem família, sem Deus, sem amor ao próximo. É a geração que não ouve” NÃO” dos pais, não levam um “esfregão” quando precisam. São únicos, exclusivos num mundo cheio de egolatria (e idolatria por coisas sem valor – vide BBB onde se torna um fenômeno uma menina mal educada e arrogante), ânsia por ser conhecido e reconhecido onde tudo passa a ser descartável, inclusive a própria vida.

    Curtir

  8. Que o Senhor abençoe e protega nossos adolescentes e crianças, em nome de Jesus, amém!

    Curtir