Como será a estreia do Bloco do MST no pré-carnaval do Rio
Grupo criado em Minas sai neste sábado no Centro com sua Orquestra das Enxadas e repertório de canções próprias, como "Palestina livre vencerá"
Pela primeira vez, o Bloco do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), criado em Minas Gerais, sai na folia do Rio. A concentração está marcada às 7h da manhã deste sábado, 7, na Praça Mauá. O cortejo seguirá em direção à Praça da Harmonia.
A proposta do grupo é “ocupar o espaço do carnaval” com linguagem artística que une música, dança e temas ligados à reforma agrária e às transformações sociais. A estrutura do bloco é organizada em três momentos: Orquestra das Enxadas, Bateria e Dança Mística.
Dirigente estadual de cultura do MST no Rio, Fabito Rammon explica que a Orquestra das Enxadas nasceu no Bloco Pisa Ligeiro do MST de Minas Gerais e foi replicada em áreas de assentamento e acampamentos no estado. “O bloco do MST é um instrumento da classe trabalhadora para a massificação da Reforma Agrária Popular. Nosso carnaval funciona como uma síntese desse projeto, comunicando nossas ações e valores de forma direta com a sociedade”, diz ele.
“Palestina livre vencerá” e “Maria, Maria”
O repertório do cortejo se dedica principalmente a músicas do próprio movimento, entre elas “Pisa Ligeiro” e “Palestina Livre Vencerá”. Canções como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, e “Lucro”, do BaianaSystem, também serão apresentadas pela bateria. A Dança Mística acompanhará o desfile com expressão corporal conectada às músicas. Já uma fanfarra de metais vai tocar marchinhas e outras letras tradicionais do carnaval.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)