Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Galão de água a R$ 80: MP recebe denúncias de preços abusivos no RS

Ministério Público do estado coletou 680 reclamações. Duas pessoas foram presas

Por Simone Blanes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 Maio 2024, 15h42 - Publicado em 18 Maio 2024, 15h29

Em situações de calamidade pública como ocorre nesse momento no Rio Grande do Sul, após as enchentes decorrentes das chuvas que atingiram o estado, é comum que os problemas sigam além dos alagamentos e perdas de casas. A falta de água potável para beber e lavar alimentos, por exemplo, é uma das circunstâncias que costumam gerar questões sérias como epidemias de doenças que podem evoluir para quadros graves e causar ainda mais mortes.

Em meio a essa situação dramática, o Ministério Público do Rio Grande do Sul recebeu denúncias de preços abusivos em produtos essenciais como a água – o órgão flagrou, por exemplo, postos de gasolina e mercados vendendo galões de água de 20 litros por 80 reais.

680 denúncias e duas prisões

Ao todo, até este sábado 18, o Ministério Público do estado recebeu cerca de 680 denúncias de preços abusivos praticados por tais comerciantes. Ainda segundo o órgão público, mais de 300 estabelecimentos foram fiscalizados e 65 foram autuados em Porto Alegre, e em Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas e Alvorada, na Região Metropolitana, pelo mesmo motivo, com dois funcionários de postos de gasolina presos.

Continua após a publicidade

Farmácias e empresas de caminhão-pipa e revendas de gás e água também seguem essa prática e também estão sendo autuados pelo MP, que recebe denúncias pelo endereço eletrônico precoabusivo@mprs.mp.br.

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, já são 155 mortos, 77.202 em abrigos e mais de 2,3 milhões de pessoas impactadas diretamente pelas enchentes que atingiram 461 municípios até este sábado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.