Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Classe D foi a que menos acessou serviços contra a violência na pandemia

Embora classes mais altas tenham recorrido mais frequentemente a esses serviços, a taxa média de demanda ainda é pequena

Por Sabrina Brito 6 out 2021, 13h46

Uma nova pesquisa, realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal junto ao Kantar, revelou que, no Brasil, os serviços de proteção contra violência  (como aqueles oferecidos pelo Conselho Tutelar e pelo Ministério Público) foram pouco acessados durante a pandemia, ainda que o número de denúncias tenha aumentado significativamente. Além disso, a classe D foi a que menos buscou esse tipo de serviço no período.

De acordo com o levantamento, entre todas as classes sociais, a procura por serviços de prevenção à violência ficou abaixo dos 15%, taxa considerada bastante pequena. Entre as classes B2 Interior e D, consideradas mais baixas, a demanda foi de somente 8% e 6%, respectivamente.

O estudo menciona que uma das hipóteses que explicaria os resultados seria a dificuldade de acesso ou o desconhecimento dessas políticas protetoras por parte da população, sobretudo a porção mais vulnerável.

Uma possível solução seria fortalecer os programas de visitação domiciliar, por meio dos quais famílias podem ser apresentadas a esses serviços e ganhar recursos em casos de violência. Atualmente, o acesso a esses programas ficou na casa dos 20% entre todas as classes sociais.

Em tempos de pandemia, nos quais a incidência de casos de violência doméstica cresceu, segundo estudos, seria de se esperar que a demanda por ajuda do Ministério Público ou até do Conselho Tutelar, em casos envolvendo crianças ou adolescentes, cresceria. Entretanto, conforme aponta a pesquisa, o pouco conhecimento acerca dos serviços públicos oferecidos pode ter prejudicado a busca por ajuda nessas situações.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.