Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bolsonaro sugere que Merkel ‘pegue grana e refloreste a Alemanha’

Governo alemão suspendeu envio de verba destinado à proteção da Amazônia por acreditar que Brasil 'segue desmatando' floresta

O presidente Jair Bolsonaro voltou a se indispôr com um chefe de Estado europeu por conta de questões ambientais. Nesta quarta-feira 14, em declaração a jornalistas, Bolsonaro sugeriu que a chanceler alemã, Angela Merkel, utilize verba negada ao Brasil para “reflorestar a Alemanha”.

“Eu queria até mandar um recado para a senhora querida Angela Merkel, que suspendeu 80 milhões de reais para a Amazônia. Pegue essa grana e refloreste a Alemanha, ok? Lá está precisando muito mais do que aqui”, disse o presidente.

Nos últimos dias, o governo alemão suspendeu o envio de recursos para projetos de proteção à floresta amazônica. A ministra alemã do Meio Ambiente, Svenja Schulze, justificou a ação dizendo que não poderia continuar a “dar dinheiro enquanto [os brasileiros] seguem desmatando“. 

Bolsonaro já havia se manifestado sobre o corte dizendo que “o Brasil não precisa disso” e que a Alemanha vai “deixar de comprar à prestação a Amazônia”. Em outra oportunidade, o presidente havia declarado que alemães “têm muito a aprender sobre meio ambiente com o Brasil”.

Durante a última cúpula do G20, em junho, Bolsonaro também fez críticas ao que chamou de “neurose ambiental” e afirmou que Merkel e o presidente francês, Emannuel Macron, “defendem interesses de seus países” quando criticam as políticas brasileiras em relação ao meio ambiente.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ramiro Carvalho

    Este hipopótamo em loja de cristais está mesmo engajado em ferrar com o Brasil no exterior!

    Curtir

  2. Gabriel Vinicius

    Eles não querem perder o titulo de quarta maior economia do mundo, então limitam o expansionismo do Brasil, referente as riquezas de nossa Amazônia. Visto que podemos afetar sua quadriHegemonia em poucos anos.

    Curtir

  3. Paulo Bandarra

    É um quadrúpede.

    Curtir