Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Após dez mortes em cadeia no Ceará, 44 presos são transferidos

Dez detentos da Cadeia Pública de Itapajé foram mortos na manhã desta segunda-feira. Polícia Civil indiciou seis presos por homicídio qualificado

Depois do conflito facções criminosas dentro da Cadeia Pública de Itapajé, a 125 quilômetros de Fortaleza, que terminou com dez mortos na manhã desta segunda-feira, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará transferiu na tarde de hoje 44 detentos da unidade prisional. Conforme a pasta, os presos foram levados a cadeias na região metropolitana da capital cearense.

Segundo a Polícia Civil do Ceará, seis dos presos que tiveram participação nas mortes foram indiciados por homicídio qualificado.

Mais cedo nesta segunda-feira, o presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen), Cláudio Justa, disse que o conflito teria ligação com a chacina ocorrida no último sábado, em Fortaleza, quando catorze pessoas foram mortas a tiros numa casa de forró, no bairro Cajazeiras. Por volta das 0h40, um grupo armado invadiu uma festa no local e abriu fogo contra dezenas de pessoas. Seis das vítimas eram homens e oito, mulheres – duas delas menores de idade.

A chacina levou o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), a anunciar a criação de uma força-tarefa para investigar as mortes.

Veja também

A briga entre facções na Cadeia Pública de Itapajé foi controlada por agentes penitenciários do Grupo de Operações Regionais e policiais municipais. Os internos que se feriram no confronto sem maior gravidade receberam atendimento e voltaram à prisão. Outros três, feridos gravemente, foram transferidos a hospitais em outras cidades.

A secretaria afirma que a motivação do confronto e das mortes permanece em investigação. Em uma vistoria unidade prisional, foram apreendidos dois revólveres, 38 cartuchos de munição e duas facas, além de drogas e aparelhos celulares. As armas foram levadas à sede da Perícia Forense do Ceará para exames.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. news da hora

    Muito triste o crime organizado ter se espalhado por todo o Brasil . Muita irresponsabilidade dos desgovernos de Lula e Dilma , que abriram as fronteiras para os amigos bolivarianos .

    Curtir

  2. news da hora

    Os amigos Bolivarianos fortaleceram as facções Brasileiras , trazendo muita drogas e armas de guerra.

    Curtir

  3. news da hora

    Milhares de crianças e jovens morreram por causa destas guerras , e diversos tiveram os seus destino mudado .

    Curtir

  4. news da hora

    No site noticias uol , Rio Branco tornou a Capital mais violenta das facções . Duas semanas atrás um criminoso gravou decapitação de uma moça de 19 anos , e lançou na internet .

    Curtir

  5. Ataíde Jorge de Oliveira

    😮 Facção c/FICÇãO :
    Falar de “Crime organizado”,
    FALA quem sabe o mínimo de Teoria de Organização, né,NãO ?/!
    Crime organizado — precisamente organizado! — só é organizado quando é De Cima pra BAIXO.
    A ‘CHEFIA’ não aceita nem um Princípio de competição : Prende;MATA;Arrebenta — todo PÉ-de-CHINELãO que ALI_Mete_A_MãO.
    Droga não é a Causa DA Violência, SENãO a sua ACELERAÇãO
    , em Espiral com EXPOENTE infinitamente GRANDãO. — VIV@:fHÇÇ
    — MACONHA £iberada, ou NãO:NÉ,NãO 😮

    Curtir