Considerado seguro, avião que levava Teori tinha situação regular
Queda da aeronave em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, matou o ministro do Supremo Tribunal Federal
Por Eduardo Gonçalves
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 19 jan 2017, 20h00 - Publicado em 19 jan 2017, 19h11
Aeronave cai em Paraty (RJ). O ministro do STF, Teori Zavascki, estava na lista de passageiros (/Reprodução)
Continua após publicidade
O avião modelo Beechcraft King Air C90GT, prefixo PR-SOM, que caiu nesta quinta-feira em Paraty, litoral do Rio de Janeiro, com o ministro do STF Teori Zavascki e mais três pessoas a bordo, estava com a documentação em dia, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Teori morreu no acidente, conforme escreveu o seu filho nas redes sociais.
Segundo o órgão, o avião operava em situação regular com o certificado de aeronavegabilidade válido até abril de 2022 e o de inspeção anual até abril deste ano. A aeronave, um bimotor de pequeno porte, pertencia ao grupo Emiliano, dona da rede de hotéis de mesmo nome.
Lançado em 2006 pela empresa americana Textron Aviation, o C90GT é um turbo-hélice topo de linha considerado seguro. “É um dos modelos mais famosos, é bastante confiável e consegue voar até mesmo com um só motor”, disse o piloto Luís Guilherme Andrade, 45 anos, também dono da escola de aviação Fly Training Center.
De acordo com a Flight Safe Foundation, organização que compila informações sobre acidentes aéreos em todo, desde 2010 ocorreram oito acidentes com o modelo, resultando em 11 mortes.
1/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
2/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
3/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
4/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
5/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na manhã desta sexta-feira (20). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente. (Bruno Kelly/Reuters)
6/13 Aeronave cai em Paraty (RJ). O ministro do STF Teori Zavascki, estava na lista de passageiros (Twitter/Reprodução)
7/13 Teori Zavascki, ministro do STF, morre em acidente de avião em Paraty (Sônia Barcelos/Arquivo pessoal)
8/13 Teori Zavascki, ministro do STF, morre em acidente de avião em Paraty (Marinha/Divulgação)
9/13 Teori Zavascki, ministro do STF, morre em acidente de avião em Paraty (André Barcinski/Folhapress)
10/13 Equipes fazem buscas após acidente aéreo de avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, em Paraty, no litoral sul do Rio, na tarde desta quinta (19). O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Lava Jato, morreu no acidente (André Barcinski/Folhapress)
11/13 Aeronave cai em Paraty (RJ). O ministro do STF, Teori Zavascki, estava na lista de passageiros (/Reprodução)
12/13 Aeronave cai em Paraty (RJ). O ministro do STF Teori Zavascki, estava na lista de passageiros (/Reprodução)
13/13 Modelo Hawker Beechcraft King Air C90, semelhante ao que estava Teori Zavascki (Beechcraft/Divulgação)
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.