A preocupação do PT com a construção do ‘herdeiro’ de Lula na esquerda
Debate sobre construção de uma nova liderança já ocorre entre aliados do presidente da República
Se depender do PT, a chapa presidencial de Lula nesta última disputa eleitoral do cacique de Garanhuns, em Pernambuco, será “puro sangue”.
Lula fará 81 anos em outubro. Sabe que não terá mais condições para seguir na vida pública, ainda que sai vitorioso das urnas neste ano e consiga terminar o mandato em 2030.
O PT, que sempre se contentou em ser obra de um homem só, anda preocupado há tempos com o que chama de “pós-Lula.
O presidente da República comandou seu partido por anos sem deixar um fiapo de luz para que uma nova liderança pudesse surgir na esquerda.
Em seu projeto hegemônico, o petismo canibalizou partidos progressistas e agarrou-se ao destino de Lula mesmo quando a prisão e os escândalos de corrupção pareciam ter encerrado a trajetória política do petista.
Agora, essa ausência de lideranças impõe ao petismo um debate urgente. Quem será o político capaz de liderar a sigla como sucessor de Lula? Auxiliares do petista acreditam que o nome mais adequado, no governo, seria o do ministro da Educação, Camilo Santana.
Ex-governador do Ceará, Camilo é visto como um “político” de ofício, alguém que se dedicaria ao projeto do partido incondicionalmente. O mesmo, segundo um auxiliar de Lula, não poderia ser dito de Fernando Haddad, o chefe da Fazenda, e frequentemente lembrado para esse papel.
Haddad, segundo essa fonte, é visto como alguém que faz política a contragosto, que tem vida fora dos projetos partidários e que não teria a entrega necessária para fazer tudo que se espera de um sucessor de Lula no campo político.
É certo que ainda falta tempo para a campanha eleitoral e Lula e o petismo ainda precisam decidir o que fazer com Geraldo Alckmin, o atual vice-presidente, mas uma coisa é certa. O petismo quer um vice petista.
A primeira declaração de Lula sobre Bolsonaro após ex-presidente ir para a Papuda
Lula recebe Moraes no Planalto em meio a suspeitas de vazamentos contra ministros do STF
Mais da metade dos americanos acredita que começo de novo governo Trump foi fracasso, diz pesquisa
A fúria do governo Milei com o encontro de Lula e líderes europeus no Rio de Janeiro
Bolsonaro na Papudinha: Malafaia celebra transferência e diz que mérito é de Tarcísio e Michelle







