A derrota do Careca do INSS no STF
André Mendonça rejeitou dois habeas corpus da defesa e manteve na prisão o operador do esquema de corrupção na Previdência
Acatando um parecer da PGR, o ministro André Mendonça, do STF, rejeitou dois habeas corpus da defesa de Antônio Carlos Camilo Antunes e manteve o Careca do INSS na prisão.
Antunes é o principal operador do esquema que desviou mais de 6 bilhões de reais das contas de aposentados por meio de um esquema de descontos ilegais em benefícios da Previdência.
A decisão foi tomada nesta segunda-feira. Mendonça também negou um pedido da defesa do Careca do INSS para que fossem desbloqueados valores — cerca de 12.000 reais — para o pagamento de compromissos financeiros do operador relacionados a imóveis.
As conexões do Careca do INSS com o mundo político fazem dele um dos principais personagens das investigações em curso no STF, sob a relatoria do ministro André Mendonça.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo e branco, ao lado de Você pediu, a gente ouviu! em branco. À direita, capas de revistas e um celular com tela ligada, e um ícone de árvore à esquerda.](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em amarelo neon, acompanhado de um raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: SUPER com um copo de milk-shake, VEJA com paisagem e MUNDO ESTRANHO com carros. Um ícone de árvore estilizada no canto superior direito](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)