Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
#VirouViral Por Coluna Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet

Cachorros podem sorrir, como no vídeo que se espalhou?

Um cachorrinho encantou a internet nesta semana. Por quê?

Por Da redação Atualizado em 30 jul 2020, 21h38 - Publicado em 7 out 2016, 10h00

Um cachorrinho encantou a internet nesta semana. Por quê? O animal parece estar sorrindo por ter um grilo na cabeça. O vídeo foi postado no domingo (2) na página Dinofauro, no Facebook, e já teve 3,9 milhões de visualizações e 30 mil comentários. O sucesso do viral, porém, deixa uma dúvida: cachorros realmente sorriem?

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FoDINOFAURO%2Fvideos%2F1589510331355612%2F&show_text=0&width=400

Segundo o médico veterinário Guilherme Soares, especialista em comportamento animal, o sorriso como o conhecemos é uma expressão exclusivamente humana. “Alguns outros primatas superiores, a exemplo dos chimpanzés, até expõem os dentes em uma forma de apaziguamento quando são ameaçados por um companheiro, do mesmo bando”, explicou. “Os cães, entretanto, mostram que estão felizes de outra forma, por meio de lambidas, da cauda abanando e das patas dianteiras esticadas”.

Porém, ainda de acordo com Soares, cachorros podem, sim, ficar felizes. “A alegria é um sentimento subjetivo. Há evidências científicas de que nossos pets têm o sentimento, já que, em humanos e nesses animais, as mesmas áreas do cérebro são ativadas quando se está contente”, completou.

Sobre a estrela do vídeo, o pesquisador afirma que ele pode até estar se sentindo realizado, mas que não seria o “sorriso” dele um indicativo disso. “Alguns cães, como o do vídeo, expõe seus dentes em situações prazerosas. Mas fazem isso apenas para imitar as atitudes de seus donos”, disse Soares. “Os cachorros são mestres em ler a linguagem corporal humana”, concluiu.

Resumo da história: não, o simpático pet do vídeo não está “sorrindo”, no sentido humano da coisa; mas, sim, nossos melhores amigos podem demonstrar felicidade (e, também, outros sentimentos, como tristeza). Eles só preferem abanar o rabo para tal, em vez de sair exibindo os dentes por aí.

Continua após a publicidade
Publicidade