Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Thomas Traumann Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Thomas Traumann é jornalista e consultor de risco político. Foi ministro de Comunicação Social e autor dos livros 'O Pior Emprego do Mundo' (sobre ministros da Fazenda) e 'Biografia do Abismo' (sobre polarização política, em parceria com Felipe Nunes)
Continua após publicidade

As mil razões de um voto

Pesquisa Quaest/Genial explica os motivos das escolhas dos eleitores

Por Thomas Traumann Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 dez 2021, 13h51 - Publicado em 14 dez 2021, 09h33

Entender os motivos que levam um eleitor a votar em A ou B são essenciais para entender o espírito do tempo. Em 2018, o repúdio à política causou uma espiral de ódio que elegeu Jair Bolsonaro e causou a maior renovação no Congresso em vinte anos. Em 2020, no entanto, o eleitor amedrontado pela pandemia de Covid priorizou a experiência, reelegendo prefeitos, trazendo ex-prefeitos e descartando os novatos. Com a pandemia em níveis baixos e a recessão, a economia voltou a ser a principal preocupação do eleitor. É fato dado que um candidato que não tiver um programa para combater inflação, desemprego/subemprego e miséria não terá chance em 2022. O Brasil que vai às urnas em outubro é mais pobre e menos esperançoso.

A empresa Quaest, sob encomenda da corretora Genial, fez uma pesquisa sobre os motivos do voto dos cinco principais candidatos. Os resultados mostram mais um voto a favor do candidato escolhido – seja por admiração pessoal ou defesa do governo/propostas – e menos um voto contra um adversário. Isso é um bom sinal para quem teme uma eleição agressiva, e que precisa ser investigado em pesquisas futuras. Compare os motivos de cada um:

Lula (41% das intenções de voto)
O eleitor lulista é um saudosista. A pesquisa mostra a correção da tática de comparar os governos do PT até 2010 com a situação atual, excluindo os anos Dilma.

Citada por apenas 3% dos eleitores de Lula, a oposição a Bolsonaro é um tema menor para os petistas.

Políticas sociais/ combate à fome, miséria 39%
Bons governos anteriores 38%
Programa de governo/mudança na economia 18%
Admiração pelo candidato 16%
Oposição a Bolsonaro 3%
Para acabar com a polarização 1%
Outros 10%

Bolsonaro (23%)
Como previsto, há relação direta entre a aprovação ao governo e à figura do presidente e o voto pela reeleição. Se o governo fosse minimamente eficiente, as chances do presidente seriam maiores.

Continua após a publicidade

Chama a atenção que dois temas mais recorrentes do bolsonarismo, o antipetismo e agenda de costumes, tenham tido sido escolhidos por poucos.

Programa de governo/manter o rumo 40%
Admiração pelo candidato 27%
Honestidade/combate à corrupção 9%
Oposição a Lula/PT 7%
Defesa da pauta de costumes 6%
Para acabar com a polarização 2%
Outros 15%

Sergio Moro (10%)
O ex-juiz é o candidato de uma causa, a Lava Jato e o discurso udenista anticorrupção. É uma base real para um ponto de partida.
Operação Lava Jato 31%
Admiração pelo candidato 27%
Porque foi juiz/inteligente 14%
Programa de governo 8%
Oposição a lula/PT 4%
Para acabar com a polarização 4%
Oposição a Bolsonaro 2%
Outros 13%

Ciro Gomes (5%)
O maior atributo da campanha de Ciro é ele mesmo, o candidato mais admirado pelos seus eleitores. Essa ligação gera engajamento, mas para um candidato pela quarta vez mostra-se pouco.

Admiração pelo candidato 42%
Programa de governo 16%
Oposição a Bolsonaro 9%
Porque representa Ceará/Nordeste 9%
Para acabar com a polarização 4%
Pela indústria nacional 2%
Oposição a Lula/PT 1%
Outros 13%

Continua após a publicidade

João Doria (2%)
Assim como Ciro, o governador de São Paulo faz uma campanha de uma voz só. Os resultados ruins na pesquisa refletem a solidão da candidatura.

Admiração pelo candidato 29%
Pela vacinação em SP 16%
Programa de governo 16%
Oposição a Bolsonaro 5%
Para acabar com a polarização 4%
Oposição a Lula/PT 1%
Porque é empresário 1%
Porque representa São Paulo 1%
Outros 11%

Giro VEJA: Tensão entre Bolsonaro e STF assombra posse de André Mendonça

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.