Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Navio de ‘O Barco do Amor’ será demolido

Nas décadas de 1970 e 1980, o navio Pacific Princess foi utilizado pela produção de O Barco do Amor para servir de cenário para os episódios da série. Durante o trajeto do navio entre EUA e México, os atores que interpretavam a tripulação, bem como os convidados de cada episódio, protagonizavam diversas situações românticas como […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 17h13 - Publicado em 10 mar 2012, 13h13

O navio Pacific Princess

Nas décadas de 1970 e 1980, o navio Pacific Princess foi utilizado pela produção de O Barco do Amor para servir de cenário para os episódios da série. Durante o trajeto do navio entre EUA e México, os atores que interpretavam a tripulação, bem como os convidados de cada episódio, protagonizavam diversas situações românticas como parte de cada segmento de O Barco do Amor. Ao longo dos anos, as imagens do navio tornaram-se parte da memória afetiva dos fãs desta série.

Construído em 1971, pela Nordseewerke, da Alemanha, ao custo de 25 milhões de dólares, o navio foi comprado pela Flagship Cruises e batizado com o nome de Sea Venture. Realizando passeios entre os EUA e as Bermudas, o navio foi comprado em 1974 pela Pacific Princess, subsidiária da P&O Princess Cruises, quando foi rebatizado.

Em 1998, o navio virou notícia quando a polícia da Grécia apreendeu cerca de 25 quilos de heroína mantida à bordo por membros filipinos da tripulação. Investigações revelaram que o navio estava sendo utilizado para transporte de drogas no Mediterrâneo.

Entre 2001 e 2002, o navio foi alugado a diversas empresas para suas viagens turísticas, sendo substituído pelo Renaissance Cruises R3, que adotou o nome de Pacific Princess. É esta a embarcação que opera até hoje pela empresa.

Em novembro de 2002, o navio com capacidade para 600 pessoas foi adquirido pela Pullmantur Cruises, da Espanha, realizando viagens entre a Europa e o Caribe. Até 2003 o navio costumava ser fretado pelas empresas CVC do Brasil e pela Quail Cruises da Espanha para diversas viagens.

Após passar por problemas financeiros, que resultou na falta de pagamentos de salários a funcionários, a empresa proprietária do navio teve a embarcação apreendida pela Guarda Costeira italiana em 2008. Atracado desde então no porto San Georgio, de Gênova, Itália, o navio foi a leilão em dezembro de 2010, por determinação do tribunal local.

Continua após a publicidade

Em 2011, a embarcação foi comprada pela empresa de demolição Cemsan, da Turquia, por 3.3 milhões de dólares, segundo divulgado pelo jornal La Republica, da Itália. Esta semana, a Fox News anunciou que o navio será demolido para ter suas peças vendidas como sucata.

A série, originalmente estrelada por Gavin MacLeod, Bernie Kopell, Ted Lange, Fred Grandy e Lauren Tewes, surgiu da produção de três telefilmes exibidos pela rede ABC em 1976. Criada por W. L. Barnes, que adaptou o livro não ficcional de Jeraldine Saunders, uma diretora de cruzeiros marítimos, a série foi produzida por Aaron Spelling.

Ao longo das sete primeiras temporadas, O Barco do Amor esteve entre as 20 produções mais populares de sua época. Em 1984, a audiência começou a cair, justamente o período em que Tewes deixou o elenco, sendo substituída por Jill Whelan, que já tinha sido introduzida na história em temporadas anteriores.

A série duraria mais uma temporada, antes de ser cancelada em 1986. Ainda assim, foram produzidos alguns telefilmes especiais posteriormente. Em 1998, foi produzida uma nova série, que recebeu o título de The Love Boat: The Next Wave. Estrelada por Robert Urich (já falecido), a produção foi cancelada com apenas uma temporada.

Embora o Pacific Princess tenha servido de cenário base da série, várias cenas eram filmadas em estúdio. Em alguns episódios, a tripulação realizou viagens para outros países, para as quais a produção utilizou outros navios para servir de cenário, entre eles, o Island Princess (agora batizado com o nome de Discovery), o Stella Solaris, o Pearl of Scandinavian, o Royal Viking Sky, o Royal Princess e o Sun Princess.

O sucesso da série produzida entre 1976 e 1986 com um total de 249 episódios levou as viagens de cruzeiro marítimos a se tornarem alvo do público que acompanhava semanalmente as aventuras românticas da tripulação e dos passageiros de O Barco do Amor. Com a série, o turismo marítimo se tornou uma alternativa popular para o período de férias.

Continua após a publicidade

Vejam aqui por onde anda o elenco da série.

Cliquem na primeira foto para ampliar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=m_wFEB4Oxlo&w=620&h=330%5D

No vídeo abaixo, os ‘últimos dias do Pacific Princess’ com imagens registradas pelo jornal La Republica da Itália.

https://flv.kataweb.it/player/v4/player/player_v1a.swf

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.