Atores de ‘Modern Family’ processam a Fox
Desde a terceira temporada o elenco adulto de Modern Family trava uma batalha com a 20th Century Fox para conseguir aumento de salário. Este ano, novas negociações tiveram início, mas até agora as partes envolvidas não conseguiram chegar a um acordo. A estratégia dos agentes dos atores é a mesma utilizada pelo elenco de Friends […]
Desde a terceira temporada o elenco adulto de Modern Family trava uma batalha com a 20th Century Fox para conseguir aumento de salário. Este ano, novas negociações tiveram início, mas até agora as partes envolvidas não conseguiram chegar a um acordo. A estratégia dos agentes dos atores é a mesma utilizada pelo elenco de Friends na década de 1990, quando os seis protagonistas se uniram para renegociar seus contratos sob ameaça de boicote.
Esta semana deveria ter início a leitura de texto do primeiro episódio da quarta temporada. No entanto, a reunião foi cancelada quando apenas Ed O’Neill, do elenco adulto, apareceu para o trabalho. Agora, segundo o Hollywood Reporter, Jeff McFarland, advogado que representa os atores Ty Burrell, Julie Bowen, Jesse Tyler Ferguson, Eric Stonestreet e Sofia Vergara, entrou com um processo contra a 20th Century Fox na Suprema Corte de Los Angeles. O objetivo é anular o contrato dos atores com a série.
Segundo a publicação, o advogado alega que o contrato atual viola a ‘regra dos sete anos’, a qual proíbe que os atores sejam mantidos sob o mesmo contrato por mais de sete anos.
Ainda segundo o Hollywood Reporter, o elenco teria recusado a oferta feita pelo estúdio: 150 mil dólares, mais 50 mil de bônus por episódio ao longo da quarta temporada; se renovada para a quinta temporada, o elenco receberia 200 mil dólares por episódio; se renovada para a sexta, o salário subiria para 225 mil dólares. Entre a sétima e nona temporada, o elenco receberia 325 mil dólares.
Os atores estariam pedindo o dobro do que foi oferecido se a série chegar à nona temporada. Uma das bases de negociação do elenco é o fato de Modern Family já ter sido vendida para reprises a canais regionais e a cabo, o que significa que ela já começa a gerar lucro para o estúdio. Atualmente, os atores adultos da série estariam recebendo cerca de 65 mil dólares por episódio, sendo que Ed O’Neill, o único que já era famoso antes de entrar para a série, recebe cerca de 105 mil dólares.
A série foi uma das produções mais rentáveis de 2011, tendo gerado cerca de 164 milhões de dólares em venda de espaços publicitários para a ABC. Um aumento de 40% em relação ao ano anterior, segundo a Kantar Media, empresa que realiza pesquisa de mercado.
A quarta temporada de Modern Family ainda não tem data de estreia nos EUA, embora esteja prevista para a Fall Season, que tem início em setembro.
ADENDO (25/07/2012): a Fox agendou para o dia 26 de julho o início da produção da quarta temporada, na expectativa de que os atores comparecerão ao trabalho, como um gesto de boa vontade.