Globo e a dança das cadeiras nas novelas: relembre tramas
Pereirão, Crô e Caio Castro com sotaque português de Dom Pedro I voltam ao ar para substituir folhetins em pausa - e subir o astral em tempos de coronavírus

A Rede Globo anunciou na segunda-feira, 16, uma medida drástica para proteger seu elenco e funcionários do coronavírus. Pela primeira vez em mais de 50 anos de história, a emissora derrubou sua grade tradicional: suspendeu as gravações das novelas e vai substituí-las por um compacto de antigos folhetins — no mesmo molde do programa Vale a Pena Ver de Novo. Relembre a seguir detalhes das novelas que voltarão ao ar, assim como as faixas de horário em que serão alocadas e a data de retorno:
Malhação: Viva a Diferença

O que substitui: Malhação: Toda Forma de Amar
Quando entra no ar: abril
A atual temporada da atração juvenil da emissora, escrita por Emanuel Jacobina e com direção artística de Adriano Melo, terá o final antecipado – o folhetim corre contra o tempo para ter um desfecho em duas semanas. No lugar, entrará um compacto da bem-sucedida Malhação: Viva a Diferença – escrita por Cao Hamburger. A trama acompanha a história de cinco adolescentes que se conhecem durante uma situação incomum: o nascimento de uma criança dentro de um vagão do metrô. A fase exibida entre 2017 e 2018 foi a primeira da Malhação, há 25 anos no ar, a exibir um beijo homossexual e a ter um grupo de protagonistas femininas. O êxito do programa foi tanto que a Globoplay planeja uma série com as garotas, chamada de As Five, com o quinteto agora adulto.
Novo Mundo

O que substitui: Éramos Seis
Quando entra no ar: 30 de março
A novela da família de Dona Lola (Glória Pires), retratada na faixa das 6, terminará no dia 30. No lugar, em vez de Nos Tempos do Imperador, que deveria sucedê-la, entrará um compacto de Novo Mundo. Exibida em 2017, o folhetim mostra a chegada da família real portuguesa ao Brasil: período, aliás, que antecede a trama de Nos Tempos do Imperador, em que Selton Mello interpreta Dom Pedro II. Apesar do fundo histórico, a História em si não é lá muito importante em Novo Mundo. Enquanto a independência do Brasil acontece, o folhetim joga o holofote sobre a professora Anna Millman (Isabelle Drummond), que se apaixona por Joaquim (Chay Suede) ao conhecê-lo em um navio rumo ao Brasil. Na embarcação também está a engraçadíssima Maria Leopoldina (Leticia Colin), mulher de um medroso Dom Pedro I, interpretado por Caio Castro (que na época recebeu críticas pela falta de jeito com o sotaque português).
Totalmente Demais

O que substitui: Salve-se Quem Puder
Quando entra no ar: 30 de março
A atual novela das 7, Salve-se Quem Puder, carrega no título uma perfeita alusão ao período pelo qual o mundo passa. O folhetim fica no ar até sábado, 28, quando entrará em pausa. Na segunda-feira, 30, entra um compacto de Totalmente Demais, escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm – os mesmos autores da novela Bom Sucesso, um êxito recente de audiência, estrelada por Grazi Massafera e Antonio Fagundes. Em Totalmente Demais, Marina Ruy Barbosa interpreta a humilde vendedora de flores Eliza, que foge para o Rio de Janeiro escondida do padrasto abusivo e se encanta por Jonatas (Felipe Simas). A vida da garota passa por uma reviravolta ao conhecer o rico empresário Arthur (Fabio Assunção), que faz dela uma modelo de sucesso, apesar das tramoias de Carolina (Juliana Paes). Quem também tenta passar a perna na mocinha indefesa é a atrapalhada e engraçada vilã Cassandra (Juliana Paiva).
Fina Estampa

O que substitui: Amor de Mãe
Quando entra no ar: 23 de março
A novela Amor de Mãe será suspensa a partir deste sábado, 21. O folhetim das 9, escrito por Manuela Dias, pode se beneficiar de um período em pausa para repensar a trama das três mães apaixonadas por seus filhos — que não anda lá muito azeitada. No lugar, entrará Fina Estampa, exibida entre 2011 e 2012. Escrita por Aguinaldo Silva, a trama traz a simples e trabalhadora Griselda (Lilia Cabral), ou Pereirão, como ficou conhecida. Por um golpe de sorte, ela ganha na loteria e fica milionária. Ao se mudar para um condomínio de luxo, vira vizinha da perversa e hilária Tereza Cristina, interpretada por Christiane Torloni. Mas o que as pessoas querem mesmo é rever o fiel escudeiro da vilã: Crodoaldo Valério, o Crô, que elevou o ibope e bombou a carreira de Marcelo Serrado. O mordomo é capaz de tudo para ver a sua “Rainha do Nilo” feliz. A trama trará o humor que o horário nobre precisa para enfrentar tempos de quarentena.